Tecnologia

A VEZ É DO ESCRITOR: UFBA lança projeto para roteiristas, dia 26

Dia 26.07.2014, na Facom/UFBA (Ondina, Salvador)
Lima Comunicação ,  Salvador | 18/07/2014 às 19:42
Minicâmara
Foto: DIV
Salvador vai ganhar um espaço para formação de roteiristas: a Estação do Drama, um projeto  do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM) da Faculdade de Comunicação da UFBA. O projeto, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, vai ofertar cursos e oficinas em nível básico e avançado, palestras e debates sobre criação e produção de roteiros para TV e Web. O lançamento será no dia 26 de julho, às 9h30, no auditório da Faculdade de Comunicação da Federal.

No evento, que é gratuito, uma mesa-redonda vai discutir os desafios do mercado de roteiros para televisão e para internet. Estão confirmadas as presenças de Iara Sydenstricker, representante regional da Associação dos Roteiristas de TV, Cinema e Outras Mídias (A.R.), do cineasta, roteirista e produtor Henrique Dantas e da jornalista Vânia Lima, diretora geral da Lima Comunicação, produtora responsável pela realização do Talentos Brasil, um concurso para a revelação de novos roteiristas. A mediação é da roteirista Amanda Aouad, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).

O Estação do Drama visa estimular caminhos para um melhor aproveitamento do potencial aberto com a aprovação da Lei 12.485/2011, conhecida como “Lei da TV Paga”, que exige dos canais de tevê a cabo três horas e meia, por semana, de programação nacional no horário nobre, das quais, metade deve ser produzida de modo independente. A norma também prevê a criação de mecanismos para incentivar a regionalização das produções, o que dará cada vez mais espaço ao mercado de roteiros na Bahia e, por isso, a necessidade de profissionais capacitados.

Vânia lima acredita que o Estação do Drama é uma oportunidade peculiar para ressignificação do mercado na Bahia. “Temos ótimos profissionais atuando como produtores, diretores e cinegrafistas, mas é muito importante entendermos que é vez de darmos destaque também aos escritores que pensam nossas produções, porque nosso potencial criativo tem muito a oferecer e queremos trabalhar com uma nova geração que entenda isso como a atual realidade para o mundo profissional”, diz. A jornalista tem, em seu portfólio, produções e direções séries, inclusive nacional, e mais de 120 programas para TV e filmes nacionais.

Mais informações sobre o projeto Estação do Drama e sobre o evento de lançamento podem ser conferidas no endereço blogdoestacao.wordpress.com. Dúvidas ou sugestões também podem ser enviadas para o e-mail [email protected].