vide
SSP BA , Salvador |
15/07/2014 às 19:01
Sistemas computadorizados para dar mais eficiência a Policia no combate ao crime
Foto: BJÁ
Adquiridas para o período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça, as novas tecnologias já começaram a ser utilizadas no policiamento ordinário em Salvador e na Região Metropolitana. Na manhã desta terça-feira (15), representantes de companhias e batalhões da Polícia Militar receberam instruções de como usá-las.
No Departamento de Apoio Logístico (DAL) da PM, os policiais aprenderam como funcionam os kits de terminal embarcado, conjunto de novidades tecnológicas instalado em 200 viaturas. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Operacional da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), major Tarcísio Caxias, todas as unidades da Polícia Militar, sediadas em Salvador e na Região Metropolitana, receberam, pelo menos, um kit. “As Bases Comunitárias de Segurança foram as mais beneficiadas, recebendo a tecnologia em todas as viaturas”, destacou.
Os kits de Terminal Embarcado para Viaturas incluem um computador de bordo (permite consultas ao cadastro de veículos roubados, situação de condutores e mandados de prisão em aberto), um GPS, um rádio de comunicação com tecnologia mais avançada, além de duas câmeras. As imagens emitidas são enviadas, em tempo real, para o monitor instalado dentro do veículo e para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, no Parque Tecnológico da Bahia.
No CICCr, servidores de alta performance e com ampla capacidade de armazenamento, também empregados durante a Copa, assim como o novo sistema de despacho de viaturas, muito mais rápido do que o atual, estão entre as novas tecnologias agora utilizadas no policiamento ostensivo. “No total, os investimentos, em equipamentos e sistemas, girou em torno de R$ 110 milhões”, afirmou o superintendente da SGTO, coronel PM Ronaldo Tosta, ao destacar a permanência das 400 câmeras de vídeomonitoramento, que também têm as imagens enviadas ao CICC.
Este tipo de tecnologia garante aos comandantes de companhias e batalhões acompanharem de perto, em tempo real, através do videomonitoramento, o que está acontecendo na cidade, sem a necessidade de gastos com pessoal, combustível e de veículos. “Uma viatura somente será acionada quando for realmente necessário”, enfatizou.