A Copa do Mundo, que começa na próxima quinta feira, em São Paulo, na Arena Corinthians, será o evento mais tuitado da história, disse o diretor do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, nesta terça-feira (10).
Segundo Ribenboim, o volume de mensagens enviadas durante o torneio de um mês irá ofuscar os 150 milhões de tuítes enviados na Olimpíada de Londres, em 2012. “A Copa do Mundo irá levar isso a um outro patamar”, afirmou Ribenboim. "Para o Twitter, este será o maior evento de todos os tempos."
Com 255 milhões de usuários em todo o mundo, o Twitter é uma plataforma popular para comentário sobre eventos globais, como os esportivos. A Olimpíada de Londres mostrou que as pessoas gostam de tuitar sobre o que veem nos estádios ou na TV, o que torna o microblog atraente para anunciantes.
A Fifa estimou que 3,2 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial, assistiram pelo menos parte de um jogo da Copa de 2010 na África do Sul.
O Mundial chega em um bom momento para o Twitter. Nos dois primeiros trimestres de 2014, a o crescimento de usuários da rede social estagnou, e as ações da empresa chegaram perto de seu ponto mais baixo desde que abriu capital na bolsa de valores em 2013.
“A maioria das empresas investindo pesado em propaganda durante a Copa do Mundo quer ampliar seus investimentos chegando às pessoas através do Twitter e estabelecendo uma relação com elas”, disse Ribenboim. O executivo minimizou as preocupações com a infraestrutura de comunicações pobre do país, que pode afetar o envio de tuítes dos estádios.
Dentre as 32 seleções que participam do torneio, apenas o Irã não tem conta oficiai no Twitter. A maioria dos jogadores também está lá. O português Cristiano Ronaldo lidera o grupo com 26,6 milhões de seguidores, o brasileiro Neymar vem logo atrás com 10,8 milhões e o inglês Wayne Rooney com 8,8 milhões de seguidores.
Ribenboim afirmou que o Twitter vem trabalhando de perto com as federações de futebol e até orientando os jogadores sobre como usar as mídias sociais. “Temos mostrado a eles como devem usar a plataforma, como usar hashtags, como se relacionar com os fãs.”