Tecnologia

Google anuncia tablet que mapeia local instantaneamente em 3D

Sensores do dispositivo fazem 250 mil mensurações do local por segundo
G1 | 05/06/2014 às 18:20
Imagem feita por um celular do Projeto Tango que é capaz de construir mapas em 3D do ambiente
Foto: Divulgação/Google

O Google lançou nesta quinta-feira (5) um tablet capaz de construir mapas em 3D do ambiente ao redor, com todas suas características de profundidade, espaço e movimento. O aparelho faz parte do kit de desenvolvimento do Projeto Tango, da mesma área da empresa que cria o celular "desmontável" Ara.

O aparelho não é, por enquanto, um produto voltado a consumidores comuns, mas a desenvolvedores. Os interessados devem ser candidatar e pagar US$ 1.024. O Google diz que os selecionados começarão a receber o dispositivo ainda em junho.

"Nós somos seres físicos que vivem em um mundo 3D. Ainda assi, nossos aparelhos móveis assumem que o mundo físico termina nas fronteiras da tela. O objetivo do Projeto Tango é dar aos aparelhos móveis uma escala humana de entendimento do espaço e movimento", escreve Johny Lee, chefe da divisão do Google que conduz o projeto Tango.

O intuito é colocar na mão dos programadores um aparelho que consiga captar o mundo com todas as suas dimensões e profundidades para criar aplicativos que levem essas peculiaridades para a tela.

O kit de desenvolvimento do projeto Tango contém um tablet de 7 polegadas equipado com o processador Nvidia Tegra K1 com 4 GB de memória RAM, capacidade de armazenamento de 128 GB, câmera que rastreia e capta movimentos, sensor de profundidade integrado. O sistema operacional é o Android.

Com todos esses sensores, o tablet vai captando detalhes em 3D do ambiente para realizar instantaneamente um mapeamento do entorno. Para isso, o dispositivo reúne 250 mil mensurações em 3D por segundo.

Anteriormente, o Google já havia mostrado o protótipo de telefone do Projeto Tango com as mesmas capacidades. Um vídeo mostra como os celulares ou tablets do programa conseguem fazer mapeamento em 3D.

Responsável tanto do Projeto Tango quanto do programa Ara, de celulares modulares, o grupo de Projetos e Tecnologia Avançada (ATAP, na sigla em inglês) fazia parte da Motorola Mobility, quando a companhia ainda pertencia ao Google. Depois de a companhia ter sido vendida à fabricante chinesa de eletrônicos Lenovo no começo de 2013, o ATAP foi absorvida pelo Google para continuar a conduzir o processo de inovação em telefonia.