Usuários de serviços da Apple na Austrália relataram que certos produtos vinculados ao serviço iCloud foram "sequestrados" por um hacker, que pede US$ 100 (R$ 224) de resgate para liberar novamente o computador, celular ou tablet.
A Apple se pronunciou nesta quinta-feira (28) afirmando que não se trata de um problema no iCloud. Isso significa que os usuários que tiveram o problema teriam sido individualmente alvos de um ataque. A Apple recomenda que usuários afetados troquem a senha e que jamais seja usada no iCloud a mesma senha que é usada em outros serviços.
Em PCs com Windows, pragas digitais denominadas "ransomware" também realizam o bloqueio do computador e solicitam resgate. Em muitos casos, arquivos presentes no disco rígido são criptografados, o que impede qualquer medida alternativa para se ter os dados de volta - quem não tem backup, precisa pagar.
No caso do ataque contra usuários Apple, nenhum código malicioso foi utilizado. O hacker entrou na conta iCloud das vítimas e realizou um bloqueio remoto, recurso normalmente destinado para casos de roubo. Os dispositivos traziam a mensagem "Hacked by Oleg Pliss".
Os primeiros relatos do problema começaram já no domingo. A maioria das vítimas está na Austrália, mas há relatos em menor número de usuários da Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.
A Apple orientou que clientes procurem o serviço de suporte AppleCare ou uma loja da companhia caso precisem de ajuda.