vide
Maiama Cardoso , Salvador |
19/05/2014 às 16:27
Aconteceu nesta segunda-feira, 19
Foto: Humberto Filho
O novo centro de controle da infraestrutura tecnológica do Ministério Público estadual foi inaugurado na manhã de hoje, dia 19, pelo procurador-geral de Justiça Márcio Fahel. Equipado com tecnologia de ponta, o novo data center conta com dispositivo de sala-cofre e irá garantir, com mais eficiência, a disponibilidade dos equipamentos que rodam sistemas cruciais para o desenvolvimento das atividades da Instituição.
O objetivo, destacou Márcio Fahel, é garantir a segurança do patrimônio do MP, que, na década de 90, sofreu uma grande perda com o incêndio ocorrido na sede de Nazaré. Um rico patrimônio foi destruído naquele momento, lembrou ele, registrando que o prejuízo foi altíssimo para a Instituição. O PGJ ressaltou que o MP tem investido em tecnologia para melhor desenvolver os seus serviços, mas que também é preciso garantir que a Instituição esteja livre de incidentes que coloquem em risco tudo que está sendo construído.
Promotores de Justiça, servidores do MP e diretores de Tecnologia de órgãos como o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) participaram da inauguração. Juntos, eles assistiram à explanação do diretor de Tecnologia do MP, Frederico Soares, que apresentou o trabalho de reestruturação do data center e detalhou as ações de monitoramento que são realizadas pela Unidade de Infraestrutura Tecnológica.
O ambiente de sala-cofre, explicou ele, conta com serviços de segurança, organização e alta disponibilidade e está totalmente protegida do fogo, calor, umidade, acesso indevido, magnetismo e até de explosão. De acordo com Frederico, apenas o Ministério Público Federal e mais quatro MPs estaduais possuem salas-cofre com a tecnologia semelhante à do MP baiano. Essa nova tecnologia resguarda os dados da Instituição com maior eficiência, assegurou o diretor de TI.