Já na próxima semana, TV Sudoeste e Rede Vida em alta resolução de transmissão, com grande nitidez em imagens e sons.
PMC , Caetité |
25/04/2014 às 09:45
Está prevista para a próxima semana, a implantação da TV Digital em Caetité inicialmente para a TV Sudoeste (afiliada da Rede Globo) transmitida nos canais 6.1 e 28 e para a Rede Vida, no canal 27. A tão esperada implantação da TV Digital, que significa uma transmissão de alta resolução, com grande nitidez em imagens e sons, se encontra em testes finais.
A Prefeitura Municipal apoia im
portante empreendimento com cessão da torre; do espaço físico e sua conservação; manutenção nas instalações e segurança do local. Para o Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Aldo Gondim, o município apoiará no que for possível esta implantação. “Os caetiteenses terão uma transmissão de TV com qualidade”, frisou o Secretário Municipal.
Além de Caetité, também usufruirão do sinal, inicialmente de forma experimental, os municípios de Vitória da Conquista, Guanambi, Brumado, Jequié, Itapetinga e Jaguaquara.
Como assistir à TV Digital: Se já existe pelo menos uma emissora transmitindo sinal digital na sua cidade, há duas formas de assistir à TV digital aberta, livre e gratuita:
1. Através de televisores
2. Através de aparelhos portáteis, como celulares, mini-TVs e notebooks.
1. TELEVISORES
Para assistir à TV digital em alta definição, ou seja, com imagens ricas em detalhes e de qualidade superior em comparação com a tradicional transmissão analógica, os aparelhos de TV precisam ser de alta definição (HD). Nas lojas e na internet, é possível encontrar essa característica com outros nomes, como “HDTV” ou “HD Ready” (preparado para HD). Na prática, todos esses termos significam que os televisores são capazes de exibir imagens em alta definição. Não importa se a TV é LED, LCD ou de Plasma. Basta ser HD.
Além de ser HD, os aparelhos de TV precisam receber o sinal digital das emissoras. Essa recepção é feita por meio de um aparelho chamado “conversor digital” ou simplesmente “conversor”, que pode estar dentro ou fora do televisor.
Se o conversor estiver embutido no televisor (frequentemente chamado de “televisor com conversor integrado”), você já tem tudo o que precisa para assistir a TV digital. A maioria dos televisores disponíveis no mercado já possui conversor integrado.
Se o seu televisor não possuir conversor integrado, é necessário comprar um aparelho parecido com um DVD player, chamado “conversor digital”, que fica externo ao aparelho de TV. Esse produto capta o sinal digital das emissoras e envia esse sinal para o televisor. Ele pode ser conectado tanto em TVs de LCD, plasma ou de tubo, e custam entre R$ 54,00 a R$ 190,00. Alguns modelos disponíveis no mercado já permitem interatividade.
Em seguida, basta conectar ao televisor uma simples antena interna de UHF. Se mesmo com a antena interna não funcionar, é preciso recorrer a uma antena externa em casa ou a uma antena coletiva no prédio. Em caso de dúvidas, consulte um antenista.
2. APARELHOS PORTÁTEIS
Uma das vantagens da TV digital brasileira é a mobilidade. É possível ver TV digital por meio de dispositivos móveis, como celulares com TV digital, mini-TVs, notebooks e outros aparelhos com telas menores do que os televisores. Não importa se você está em um carro, ônibus, trem ou a pé: a imagem é sempre de excelente qualidade.
--