Tecnologia

Pesquisas recentes utilizam games para tratamento de doenças

Segundo os estudos, os jogos virtuais podem melhorar a visão, controlar o Diabetes, diminuir o peso e incluir portadores de necessidades especiais na sociedade
Brava Inteligente , Salvador | 26/03/2014 às 10:46
Luiz Carreira, dos 3Teras
Foto: DIV
De vilões a mocinhos. Apontados, durante anos, como causadores de males, como sedentarismo e obesidade, os games têm ganhado adeptos na medicina. Prova disto são as recentes pesquisas que têm utilizado os jogos virtuais como aliados no estímulo à saúde e combate a doenças. Desenvolvido pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), o mais recente estudo, na área, comprovou que os games são capazes de melhorar a acuidade visual e as habilidades cognitivas dos jogadores.

Divulgado no mês passado, o levantamento mostrou que participantes que brincaram com os jogos chegaram a ter uma melhora de 43% na percepção visual de contrastes. Ainda na mesma pesquisa, o cientista americano Daniel Schwartz, ao provar que pessoas expostas a games abordaram melhor determinados assuntos, mostrou que os jogos são bons para estimular o interesse em áreas cognitivas. "Isso porque eles mexem com boa parte dos nossos sentidos", destaca o gamer, sócio-fundador do canal baiano de entretenimento 3Teras, Luiz Carrera.

Consciência leve

Outro benefício associado aos jogos virtuais está relacionado ao controle do Diabetes Tipo 2. Um teste clínico, realizado pelo Centro para Diabetes da Alemanha no final de 2013, mostrou que pessoas expostas a games com movimento conseguiram diminuir a glicose no sangue, além de perderem peso. Ainda segundo os estudos médicos, os jogos trouxeram progressos, também, para portadores de necessidades especiais. Criado em 2009, pela Prefeitura de Guarulhos, o projeto Guarux desenvolveu games capazes de estimular o desenvolvimento de adolescentes com dificuldade intelectual.

"De tanto lutar contra, a medicina percebeu, nos games, o potencial que eles têm, principalmente diante da criançada, e decidiu usar isto a favor da sociedade. Eles aproveitaram o caráter 'viciante' dos jogos, associado ao prazer sentido pelo jogador, e usaram isto em nosso benefício. Pra nós, profissionais de games, é uma excelente descoberta, pois não precisamos mais nos sentir culpados pelas horas em frente ao computador", finaliza Luiz Carrera, do 3Teras.