A DigitalGlobe, empresa dos Estados Unidos fornecedora de imagens geoespaciais, disponibilizou dois de seus cinco satélites na órbita da Terra para uma tentativa colaborativa de ajudar nas buscas do Boeing do voo MH370, desaparecido na rota Kuala Lumpur-Pequim desde sábado (8) com 239 pessoas a bordo.
Conforme noticiou o site do Wall Street Journal, os satélites estão sobrevoando várias zonas de buscas no Golfo da Tailândia e no Mar do Sul da China e enviando imagens para uma plataforma on-line da companhia. A partir de lá, voluntários podem analisar as fotografias e procurar por pistas do avião da Malaysia Airlines.
Nesta quarta-feira (12), um dos satélites também sobrevoará a área norte do Estreito de Malaca, localidade que foi incluída posteriormente às zonas de buscas.
Em entrevista ao WSJ, Luke Barrington, gerente sênior da DigitalGlobe, afirmou que as imagens iniciais foram visualizadas por 100 mil voluntários, e que cada pixel das fotografias foi visto mais de 100 vezes.
O Boeing 777-200, que ia da Malásia à China, foi visualizado pela última vez nas telas dos controladores de voo entre a localidade malaia de Kota Bharu e a ponta sul do Vietnã na madrugada de sábado (8).