vide
Decom , Camaçari |
26/02/2014 às 09:14
Aliar trabalho formal a itens inovadores
Foto: Marcelo Ferrão
(CAMAÇARI): A Seduc (Secretaria da Educação), por meio do núcleo da Coordenadoria de Gestão, Tecnologia e Inovação, lançou nesta terça-feira (25/02) o Progest (Programa de Gestão Educacional). Mais de 100 profissionais, dentre gestores, vice-gestores, coordenadores, além de secretários escolares participaram da cerimônia realizada no Teatro Alberto Martins.
Desenvolvido e pensado para os gestores da rede municipal de educação, o Progest tem o objetivo de aliar o trabalho dos profissionais com os professores e alunos, ao priorizar uma gestão democrática. Foram apresentadas algumas propostas de inovação tecnológica, a exemplo da caderneta digital que pretende transformar o diário pedagógico em uma ferramenta digital.
Neste primeiro momento, o software será testado e utilizado de forma experimental em cinco escolas da rede municipal. A perspectiva é de que, depois de testado, ajustado e aprovado, a ferramenta seja implantada gradativamente em toda rede de ensino, para dinamizar e otimizar o trabalho dos professores.
Outra novidade apresentada foi o SAG (Serviço de Atendimento ao Gestor), que será realizado por uma equipe multidisciplinar, através de agendamentos prévios para atendimentos personalizados. A iniciativa vai evitar os deslocamentos constantes dos profissionais à Coordenação de Gestão. Desta forma, será mantido um contato direto com a Seduc, que passará a vivenciar de uma forma mais efetiva a gestão dentro do espaço escolar.
Durante a cerimônia, ainda foi apresentado a revitalização do Portal Aprender, ferramenta interativa da Seduc, que interliga os profissionais e alunos e atua como suporte na melhoria da qualidade do ensino.
De acordo com a coordenadora de Gestão, Tecnologia e Inovação da Seduc, Sandra Rodrigues, o Progest foi pensado para proporcionar aos gestores uma assessoria técnica e promover uma melhor organização do trabalho dos profissionais. “A intenção é de que os profissionais se sintam confortáveis e tenham certeza que vão encontrar na Seduc todo apoio técnico para que possam exercer as funções da melhor forma.
No lançamento, foi realizada a mostra de um invento produzido pela professora de anos iniciais, do Centro Social de Trabalho e Cidadania, localizado no bairro Gravatá, Rejane Coelho, e pelos alunos.
A produção denominada Ser Criança, que se configura na imagem de um “aluno robô”, feito de material reciclável, como sucata de computador e papelão, que transmite a voz dos alunos, previamente gravada, através de correntes elétricas, ao apertar um dispositivo localizado nas mãos do boneco.
Segundo a professora Rejane Coelho, o objetivo da atividade é estimular os alunos a pensar outras possibilidades e envolvê-los no sentido de criar os próprios inventos.