Braskem anuncia parceria com Siluria para o desenvolvimento de tecnologia inédita para a produção de eteno
CDN , SP |
17/01/2014 às 09:35
A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Siluria Technologies, empresa americana pioneira na produção comercial de combustíveis e produtos químicos a partir de gás natural, firmaram um acordo de colaboração para a conversão direta do metano do gás natural em eteno – matéria-prima usada pela indústria petroquímica.
Denominada acoplamento oxidativo de metano (OCM) desenvolvida pela Siluria, a tecnologia abre inúmeras oportunidades de utilização em diversos segmentos da indústria, inclusive o petroquímico, com a possibilidade de eliminar a etapa inicial de craqueamento da nafta para obtenção de eteno. Juntas, as empresas realizarão um estudo para identificar perspectivas comerciais desta tecnologia nas plantas de base eteno da Braskem.
O contrato prevê opções de licenciamento para introdução da tecnologia da Siluria em escala mundial pela Braskem, além de oportunidades para que a Companhia adquira o eteno produzido por futuras plantas da Siluria. A parceria também prevê direitos de participação societária da empresa norte-americana em eventuais projetos comerciais da Braskem que utilizem a tecnologia. A empresa brasileira contará ainda com uma planta de demonstração de OCM da Siluria, prevista para o quarto trimestre de 2014, em uma de suas fábricas nos Estados Unidos.
“Estamos muito felizes de poder trabalhar com uma empresa líder na fabricação de olefinas e derivativos como a Braskem”, destacou Ed Dineen, diretor presidente da Siluria. “Sua experiência no setor, ampla presença e aspiração ao crescimento fazem da Braskem o parceiro inicial ideal na estratégia de Siluria de desenvolver múltiplas parcerias para a implantação da tecnologia em diversos setores de processamento de produtos químicos, combustíveis e gás natural”.
“A Braskem busca o crescimento do negócio nas Américas e no mundo todo”, disse Fernando Musa, diretor-presidente da Braskem América. “Acreditamos que a tecnologia da Siluria possa desempenhar um papel importante em nossa estratégia de crescimento, além de fortalecer potencialmente nossa base atual de ativos".