vide
Ascom ZN , da redação em Salvador |
20/12/2013 às 00:23
Solenidade aconteceu na quinta-feira
Foto: Div
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Al-Ba), participou, na tarde desta quinta-feira (19), da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Radiofusão Comunitária da Bahia (Abraço/Ba), realizada no auditório da Al-Ba. O evento contou com a presença do Secretário Estadual da Comunicação, Robinson Almeida, prefeitos, secretários de comunicações de diversos municípios e gestores de rádios comunitárias na Bahia.
Para Zé Neto, que acompanha a luta das rádios comunitárias (Radcom) há quase 15 anos, as Radcom desempenha um papel relevante na sociedade, colaborando para a democratização da comunicação. "Esse encontro não se trata apenas de uma posse de diretoria, mas sim da retomada da mobilização das rádios comunitárias na Bahia. Movimento que tem papel fundamental na democratização da informação e na interlocução entre a sociedade e o poder público”, destacou o deputado.
Na oportunidade, o secretário Robinson Almeida, observou a importância das rádios comunitárias e do apoio do governo do Estado às mesmas. “As rádios comunitárias funcionam como uma identidade cultural, cumprindo sua função social de utilidade pública. O governo da Bahia vem se esforçando ao máximo, através de meios legais, para ajudar e apoiar as rádios. Nossa ideia é criar um grupo de trabalho para verificar e estudar alternativas de relacionamento entre o governo e as rádios comunitárias”, disse Robinson.
Jairo Brito, que tomou posse como novo coordenador executivo da Associação na Bahia, para o período de 2013 a 2016, agradeceu pela oportunidade e falou do desafio em lutar pela democratização da comunicação. “Espero conseguir benefícios para as rádios. Estamos em discussão com o governo da Bahia, através da Secom, sobre um convênio para que as rádios comunitárias possam divulgar as ações do Estado. São 325 rádios outorgadas na Bahia”, apontou.
ABRAÇO
A Abraço está atualmente presente em 24 estados e no Distrito Federal e foi fundada em 25 de agosto de 1996, em Praia Grande, São Paulo, para unificar a luta das rádios comunitárias pela regulamentação do serviço pelo Congresso Nacional, na luta pela democratização da comunicação e pela liberdade de expressão.