Fotógrafo da EFE diz que Michelle Obama não ficou constrangida com as cenas dos premier e Obama
Tasso Franco , da redação em Salvador |
11/12/2013 às 16:28
O selfie que correu o mundo
Foto: AFP
Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.
Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto, com um celular que possui uma câmera incorporada, com um smartphone, por exemplo. Também pode ser tirada com uma câmera digital ou webcam.
A particularidade de uma selfie é que ela é tirada com o objetivo de ser compartilhada em uma rede social como Facebook, Orkut ou Myspace, por exemplo. Uma selfie pode ser tirada com apenas uma pessoa, com um grupo de amigos ou mesmo com celebridades.
Em 2013, os responsáveis pelos dicionários da Oxford escolheram selfie como a palavra do ano. Um dos motivos para esta escolha foi o fato de esta palavra ter crescido 17000% em 2013, o que confirma o seu estatuto de uma das palavras mais procuradas em um ano.
Algumas selfies que são compartilhadas acabam aparecendo em sites de humor, porque as pessoas fazem caras engraçadas (mandando beijinho, também conhecida como "duck face" ou cara de pato) ou porque alguma coisa estranha ou hilariante aparece em segundo plano.
A palavra "selfie", que designa fotos que pessoas tiram delas mesmas com celulares ou webcam, foi escolhida como a palavra do ano de 2013 do idioma inglês pelo dicionário Oxford.
Os editores do dicionário afirmam que a palavra evoluiu do uso restrito a um nicho nas mídias sociais para um termo usado corriqueiramente por pessoas no mundo inteiro.
PALAVRA DO ANO
Ainda de acordo com os editores, as pesquisas apontam que a frequência do uso da palavra no idioma inglês aumentou 17.000% em 2013.
A palavra foi incluída na versão online do dicionário inglês em agosto, mas ainda está sendo considerada para uso na versão em papel.
Outras palavras e expressões concorreram ao posto de palavra de 2013, entre elas "twerk", a polêmica coreografia popularizada pela cantora americana Miley Cirus, e "binge-watch", que significa passar muito tempo assistindo televisão.
"Schmeat", que significa carne produzida artificialmente a partir de tecido biológico, também entrou na lista de concorrentes deste ano.
Segundo o dicionário Oxford, a tradicional escolha celebra a criatividade dos falantes do inglês quando enfrentam mudanças sociais, políticas ou tecnológicas.
Em 2008, por exemplo, o ano da crise econômica mundial, a expressão do ano foi "credit crunch", ou "crise do crédito".