Tecnologia

Centro de Visitação Pituaçu Solar: 900 visitantes conheceram s geração

Centro de Visitação Pituaçu Solar: cerca de 900 visitantes já aprenderam sobre geração solar
Ascom Coelba , Salvador | 21/11/2013 às 09:48
Visitas guiadas ao centro
Foto: Secom
Com o objetivo de difundir conceitos de eficiência energética e energias renováveis, expondo as tecnologias utilizadas para implementação da energia solar, o Centro de Visitação Pituaçu Solar já recebeu 910 estudantes e visitantes que aprenderam sobre a geração solar fotovoltaica e conheceram, na prática, uma usina geradora. A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, investiu cerca de R$ 400 mil na implantação e operação do Centro, inaugurado em setembro.

 O Centro de Visitação Pituaçu Solar está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Às terças-feiras, o agendamento é direcionado ao público infantil (crianças de até 12 anos).  Com entrada gratuita, é sugerido aos visitantes que levem alimentos não perecíveis para serem doados a instituições beneficentes. Mais de 377 quilos de alimentos já foram doados. Além disso, os visitantes que levam lâmpadas incandescentes e a cópia da última conta de energia recebem, na hora, um kit com até três lâmpadas fluorescentes econômicas, além de folders educativos sobre economia de energia. Ao todo, 1254 lâmpadas mais econômicas já foram doadas. Para facilitar o acesso dos estudantes, a Coelba também está disponibilizando transporte da escola até o local.

A visita ao Centro se inicia com uma breve apresentação e introdução sobre a história do Estádio de Pituaçu e a explicação da importância do sol enquanto fonte de energia renovável e geração de energia solar fotovoltaica. Depois, a visita é dividida em duas partes. Na primeira, o grupo percorrerá, acompanhado de monitores, um circuito montado no Centro, onde terá oportunidade de vivenciar equipamentos interativos, como vídeos, painéis e maquetes que ilustram desde o percurso do sol até as placas fotovoltaicas para geração de energia.  Na segunda parte, os visitantes irão conhecer as instalações físicas do Estádio e os equipamentos do sistema de geração solar fotovoltaica.

O Centro de Visitação Pituaçu Solar integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Estudantes e visitantes interessados em aprender sobre a geração solar fotovoltaica, bem como conhecer na prática uma usina geradora, podem visitar o espaço. Para isso, é só agendar através dos telefones  3116 9176 e (71) 9692-0224.

 O Estádio de Pituaçu é o primeiro com energia solar da América Latina e tornou-se autossuficiente, ou seja, gera toda a energia necessária ao seu funcionamento, desde que o sistema de geração solar foi inaugurado em abril de 2012.