Tecnologia

Projeto apoiado pela Setre inaugura Centro Digital de Cidadania em SSA

Acompanhado pela Superintendência de Economia Solidária da Setre, o edital é parte das ações desenvolvidas pelo programa Vida Melho
Ascom Setre , Salvador | 04/11/2013 às 14:42
Computadores reciclados e uso da internet gratuita
Foto: Marcelo Reis
Foi inaugurado nesta segunda-feira (10), o Centro Digital de Cidadania (CDC) do Projeto Metacentro, no bairro de Jardim Cruzeiro, na Península Itapagipana.

Montado a partir de máquinas metarrecicladas, no próprio espaço, os usuários poderão utilizar, gratuitamente, a internet para realizar pesquisa, produzir trabalhos, e acessar serviços como segunda via de contas, realizar inscrições em concursos públicos e baixar e imprimir boletos de pagamento.

Sem acesso à internet em casa, Taíse Miranda, 25 anos, foi a primeira usuária do CDC. “Agora já posso acessar meus e-mails, fazer uma pesquisa de emprego e enviar currículos”, planeja a jovem, que atualmente está desempregada.

Vida Melhor - Fruto de um edital lançado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e que teve a Associação Fábrica Cultural como uma das entidades beneficiadas, o Projeto Metacentro, reaproveita, de forma segura e consciente, materiais eletrônicos descartados, dando-lhes uma nova vida útil.

Acompanhado pela Superintendência de Economia Solidária da Setre, o edital é parte das ações desenvolvidas pelo programa Vida Melhor, que visa a inclusão socioprodutiva dos baianos.

O projeto oferece atividades formativas em manutenção de micro, oficina de artesanato de lixo eletrônico e de robótica livre; além de formação em cooperativismo, associativismo e economia solidária.

Presente na inauguração do CDC, a chefe de Gabinete da Setre, Olívia Santana, ressaltou que “o Projeto se apresenta como uma alternativa efetiva para a melhoria na vida das pessoas da comunidade, principalmente os jovens, que tem uma ligação mais próxima com a tecnologia”.

A presidente da Fábrica Cultural, a cantora Margareth Menezes, ressaltou a importância de dar acesso e oportunidades à comunidade. “A tecnologia e a informática facilita as nossas vidas, e é necessária para que todos tenham esse acesso”.

Doação - Na semana passada, a Setre doou ao Projeto Metacentro um lote de material inservível de informática, com 100 monitores, 54 CPUs (serão 150 no total), 38 impressoras, 22 teclados e 20 estabilizadores. “Muitas dessas peças estavam em um bom estado de conservação e serviram para a gente montar o nosso CDC”, conta o coordenador do projeto, Kleber Freitas.

Também prestigiaram a solenidade, o superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, alunos do Projeto Metacentro e diversas pessoas da comunidade.