Aconteceu hoje
Setre , Salvador |
13/09/2013 às 14:34
Estudantes tomaram uma aula de tecnologia
Foto: Guilherme Silva
“Estamos todos encantados com esta visita, que foi uma verdadeira aula de campo, que nos permitiu conhecer muitas coisas novas; ampliar o conteúdo escolar de sala de aula, além de nos proporcionar uma oportunidade única, de conhecer este belo estádio de futebol”. A declaração, feita por três estudantes, é uma síntese do pensamento do grupo de 20 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Georgina Ramos da Silva, do bairro da Boca do Rio, que abriram hoje, sexta-feira, 13, oficialmente, o Centro de Visitação Pituaçu Solar, no Estádio Governador Roberto Santos, em Salvador.
O local, público e gratuito, dedicado à difusão do uso de tecnologias inovadoras e renováveis, como a energia solar, é fruto de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com a Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia.
“Priorizamos, nesta visita, as presenças dos alunos que estão à frente da nossa tradicional Feira de Ciências. Queríamos que eles assimilassem os conteúdos de sala de aula em uma atividade extra-classe como esta, vivenciando, na prática, os conhecimentos que são teoricamente explicados. Tenha certeza de que não poderia ter sido um outro local, não fosse este aqui. Tudo veio a calhar!”, afirmaram as professoras Núbia Almeida, Clementina Casqueiro e Vilma Sueli, que conduziam o grupo.
Importante - Segundo Ana Carolina, 16 anos, as informações prestadas pelos monitores que conduzem a visita foram de fundamental importância, “pois vão contribuir para o nosso trabalho escolar, especialmente sobre a experiência da utilização da energia limpa”, diz.
A estudante Brenda Lemos, 18 anos, valorizou a visita pelo seu conteúdo didático. “Valeu muito como aprendizado para todos nós e também pelo fato de conhecermos este belo estádio”, acrescentou. Já Bruno Pedra, 17 anos, considerou rica e produtiva a visita. “Aprendemos coisas que muito de nós, não sabíamos. Especialmente sobre os painéis solares que nos foram apresentados e que me chamaram muita atenção”, pontuou.
Investimento - A assessora de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, estava exultante com o retorno dos estudantes após a visita. “Valeu o investimento, de cerca de R$ 400 mil, na implantação e operação do Centro de Visitação Pituaçu Solar. Pela reação dos alunos, percebemos que foi muito boa esta iniciativa em transmitir aos jovens noções de meio ambiente e sustentabilidade”, afirmou, anunciando que, no final do ano, as três melhores redações feitas por estudantes que visitarem o centro serão premiados com um IPad. A redação deverá ter 30 linhas, contendo o nome do aluno e da escola e a data da visita, devendo ser enviada para o email: [email protected].
Diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô), estava feliz com o grau de satisfação dos alunos do bairro da Boca do Rio com a primeira visita ao Pituaçu Solar. “A este novo projeto, agregamos outro que já executamos, Portões Abertos, e temos certeza de que os jovens ficarão entusiasmados após cada visita”. Bobô aproveitou a presença da imprensa para convidar diretores de escolas públicas e privadas para que façam contatos com a Coelba e levem os jovens estudantes de suas escolas para conhecer o centro. Para isso, é só agendar uma visita, através do telefone (71) 9692-0224.
Operação - A visita começa com uma breve apresentação e introdução sobre a história do Estádio de Pituaçu e a explicação da importância do sol enquanto fonte de energia renovável e geração de energia solar fotovoltaica. Depois, é dividida em duas partes. Na primeira, o grupo percorre o local acompanhado de monitores, um circuito montado no Centro, onde tem oportunidade de vivenciar equipamentos interativos, como vídeos, painéis e maquetes que ilustram desde o percurso do sol até as placas fotovoltaicas para geração de energia. Na segunda parte, os visitantes conhecem as instalações físicas do estádio e os equipamentos do sistema de geração solar fotovoltaica.
O Centro está aberto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Às terças-feiras, o agendamento é direcionado ao público infantil (crianças de até 12 anos). A visita é gratuita, mas é sugerido que sejam levados alimentos não perecíveis para serem doados a uma instituição beneficente. O visitante que levar lâmpadas incandescentes e a cópia da última conta de energia receberá um “kit” com até três lâmpadas fluorescentes econômicas, além de folders educativos sobre economia de energia. O Centro de Visitação Pituaçu Solar integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.