Veja a programação
Nara Franco , RJ |
15/08/2013 às 17:53
Com o tema central "Assessoria de Imprensa nos Grandes Eventos e o Interesse Público do Jornalismo", o XIX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI) será realizado entre os dias 22 a 25 de agosto no Rio de Janeiro. O evento nacional reunirá mais de 250 profissionais entre delegados sindicais, observadores e palestrantes e equipe de organização no auditório do Rio’s Presidente Hotel, no centro da cidade. A abertura será às 20h do dia 22 (quinta-feira) no saguão do Auditório Imperador. A nova direção da Federação Nacional dos Jornalistas e da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas tomarão posse, no dia 24 de agosto, às 20h30, durante o evento.
O enfoque do XIX ENJAI entrará em discussão em quatro painéis e duas rodas de conversa. Na manhã de 23 agosto, (sexta-feira), das 9h às 11h, o Painel 1 terá como tema: Assessoria de Imprensa como atividade jornalística de interesse público"e será aberto pelo presidente da FENAJ, Celso Schröder. Os dois palestrantes são: o Coordenador do Curso de Comunicação Social da PUC-Rio, Leonel Aguiar; e o Mestre em Comunicação Midiática pela UNESP/Bauru, Paulo Toledo.
E de 11h10 às 13h10, Paulo Roberto Rossi de Oliveira, Coordenador de Conteúdo da Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte; Mario Andrada, Diretor de Relações Institucionais da Nike do Brasil; e Isabel Magalhães, Gerente de Relações com a Imprensa da Rio 2016, participarão do painel 2, " Os eventos esportivos e as oportunidades para assessorias de imprensa".
Na tarde do dia 23, o evento continua com uma roda de conversa entre 14h e 16h30. Estarão participando Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Análise e Controle de Qualidade; Marisa Bastos, Chefe da Área de Comunicação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro; e Nara Franco, Chefe de Comunicação da Rio Eventos Especiais. Em pauta, o tema: “Cobertura de imprensa e a atuação das assessorias em grandes eventos”.
A outra roda de conversa está marcada para às 17h quando será apresentado o “Perfil do Jornalista Brasileiro: pesquisa UFCS/ FENAJ/ traça o cenário na assessoria de Imprensa”. O expositor e coordenador é o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jaques Mick que apresentará uma leitura da pesquisa destacando dados envolvendo os profissionais de assessoria de imprensa. A debatedora será Maria José Braga, Vice-Presidente da FENAJ e Assessora de Comunicação do Instituto Federal de Goiás (IFG).
No dia 24 (sábado) dois outros painéis aprofundarão a análise sobre questões presentes no cotidiano dos jornalistas em assessoria. Das 9h às 11h, o painel 3, "O acesso democrático às grandes coberturas de eventos: da imprensa estrangeira ao jornalismo alternativo", contará com as contribuições de Jens Glusing, correspondente do Der Spiegel;, Murillo Garavello, gerente de Esportes do UOL; e de Veronica Goyzueta, jornalista peruana e correspondente do jornal espanhol ABC. E no painel 4, das 11h10 às 13h10, Jaqueline Paiva, Secretária de Imprensa Adjunta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Lúcio Pimentel, Gerente de Imprensa da Petrobras; e Terezinha Santos, Diretora da TFS Comunicação & Marketing debaterão "O papel do jornalismo em assessorias de comunicação".
O processo deliberativo do XIX ENJAI será na tarde do dia 24, quando serão debatidas as teses inscritas pela FENAJ e Sindicatos de Jornalistas. Em sua grande maioria elas tratam de reivindicações históricas da categoria, como o respeito à jornada de trabalho de cinco horas, piso salarial nacional, convenção coletiva para os jornalistas em empresas de assessoria, concurso para jornalistas no serviço público e a retomada da exigência do diploma para o exercício da profissão, entre outras. O evento encerra-se no dia 25 (domingo) com a primeira reunião da nova diretoria da Federação e da Comissão Nacional de Ética.