Tecnologia

Policiais apostam em clipe bem-humorado para alavancar banda

Ideia criativa usando a web.
Taís Seixas ,  Salvador | 10/06/2013 às 09:59
Uma boa ideia usando a web
Foto: A Tarde
"Conheço um cara que passou da idade / Diz que com ele a coisa é diferente / Que ainda está na flor da mocidade / Só quer menina nova que pra ele é quente". Os versos da música Dor de Dente prometem animar os amantes do forró durante o período de São João. Com letras debochadas e ritmo dançante, a canção do grupo Na Pendenga ganhou até clipe no youtube.
A versão parece ter sido produzida por um grupo de humoristas, mas os componentes da banda exercem um tipo de atividade bem diferente da brincadeira: são policiais. Os  quatro músicos - dois fazem parte da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra), outro integra a cavalaria da corporação e o último trabalha na Rondesp - tocam juntos há três anos e já se apresentaram em diferentes locais de Salvador e região metropolitana.

"No São João do ano passado, nós fizemos um show na associação de moradores em Simões Filho e em outra festa de Camaçari. Este ano, ainda não recebemos nenhum convite, mas estamos à disposição", explica o criador do grupo, Eliomar Oliveira, de 44 anos, que há 17 é policial militar.

A versatilidade é uma das características do grupo, que não possui apenas composições de forró, mas também axé e pagode. A ideia de criar a banda surgiu do próprio Eliomar, que sempre gostou da área de música e já participou do Festival de Música do Olodum (Femadum), em 2001.

O nome Na Pendenga surgiu de uma vendedora conhecida, que utilizava a expressão durante as negociações com os clientes. "Na Pendenga quer dizer quando algo é feito na marra, na briga. Então a gente achou engraçado e resolveu utilizar o nome", destaca Eliomar.

Carreira - A casa da sogra do policial foi o local escolhido para a gravação do primeiro clipe da banda, que conta a história de um "coroa" que gosta de mulheres mais novas. Com um equipamento simples - uma câmera fotográfica digital - o grupo consegue divertir e transmitir sua proposta.

Além de policial, Eliomar também é professor e atualmente cursa matemática na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mas ele explica que gosta das atividades e tenta conciliar as carreiras. "É um corre-corre", revela.

Ao todo, 10 pessoas trabalham no grupo. Além dos músicos, há os profissionais das filmagens, edição de áudio e vídeo e arranjos musicais.

Música para a Copa - Neste momento, o grupo tenta emplacar uma música para ser gravada pela banda Chiclete com Banana, com o foco na Copa do Mundo, e prepara um novo clipe, que deve ser gravado em um terreno baldio que servirá de campo de futebol para as crianças.

Enquanto eles ainda não conseguem falar com a produção da banda de Bell Marques, continuam sendo fãs. Uma das músicas do repertório é justamente dedicada ao Chiclete. Como não poderia ser diferente, a canção foi intitulada de "Chicleteiro".