Projeto Fundo Limpo realiza sua maior ação de limpeza do ambiente marinho reunindo mais de 40 mergulhadores e equipe de limpeza de praia em Salvador.
PFL , Salvador |
07/06/2013 às 13:15
Marca do Projeto Fundo Limpo
Foto: DIV
A Escola de Mergulho Galeão Sacramento está promovendo mais uma importante iniciativa contra a degradação ambiental e poluição das águas através do Projeto Fundo Limpo, que existe desde 1994. A equipe de limpeza de fundo do mar que retirou 1,4 tonelada de resíduos das águas da Barra, em Salvador, em dois dias de coleta em fevereiro, volta à ação contando com reforços e realiza evento com o maior mutirão de limpeza que já reuniu.
Em 2013, a primeira fase da ação de limpeza do fundo do mar aconteceu um dia antes do Carnaval, dia 06 de fevereiro, e recolheu 485 kg de resíduos sólidos. A segunda etapa da atividade aconteceu um dia após o término das festividades e, através desta, foram coletados 915 kg de lixo. Ou seja, quase uma tonelada e meia de resíduos em apenas dois dias de trabalho.
São realizadas, anualmente, pelo menos quatro atividades semelhantes. No dia
16 de junho, acontecerá a terceira etapa anual de limpeza do fundo do mar, porém, desta vez, será apresentada, concomitantemente, equipe de limpeza de praia – uma forma de evitar que o lixo acumulado ali durante o dia acabe sujando novamente a água.
A ação conta com uma equipe de 22 mergulhadores scuba (com cilindro de ar comprimido), incluindo dois cientistas, 20 mergulhadores em técnica de apneia (com snorkell, máscara e nadadeira e reserva de ar do próprio pulmão), além de equipe em terra de 40 voluntários trabalhando na limpeza de praia e sensibilização de banhistas. Junta-se a esta equipe, também, o time de mergulhadores da Salvamar, que fará a segurança dos participantes, além de ajudar na atividade.
A equipe do Projeto Fundo Limpo contemplará, mais uma vez, o trecho do Cristo até o Porto da Barra. Os mergulhadores são divididos em quatro grupos ao longo do trecho para facilitar a coleta e a catalogação dos objetos encontrados. Os pontos de mergulho são nas mediações do Cristo, no Farol, em frente ao Hospital Espanhol e no Porto.
Os dados catalogados através das coletas realizadas pelo Projeto Fundo Limpo são enviados para pesquisa científica e, posteriormente, serão disponibilizados à população. “Queremos gerar conhecimento científico com os resultados obtidos e disponibilizar para a população e frequentadores das praias, a fim de alertá-los para o problema da poluição e, assim, criar mais consciência ecológica”, declara o diretor da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, Bruno Rocha Souza.
O lixo marinho não fica restrito apenas à faixa de areia. Plástico, madeira, vidro, tecido, metal, borracha, entre outros itens, são constantemente encontrados flutuando na coluna d’água e depositados no fundo do mar. “O lixo de fundo, também chamado de lixo bentônico, ameaça de diversas formas os animais e ecossistemas associados ao fundo marinho, sufocando corais, entupindo brânquias de pequenos animais filtradores, sendo ingeridos por predadores que o confundem com alimento e emaranhando e afogando peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões”, explica Bruno. “Sem falar que as praias têm papel fundamental na atração de turistas para Salvador. A grande quantidade de lixo espalhado nas areias e no fundo do mar é um desestímulo ao turismo da cidade”, acrescenta.
O evento tem o apoio institucional da Veloce Motors & Marine, Revista Mergulho, Salvamar Bahia, Instituto RAM de Reeducação Ambiental e NAUI.
Materiais e métodos - Para a realização do Projeto Fundo Limpo, é utilizada a metodologia sugerida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), com todos os equipamentos básicos que assegurem a integridade dos mergulhadores envolvidos na coleta. A operação também inclui equipamentos destinados à remoção e armazenamento dos itens (embarcações de apoio, cabos, GPS, boias e sacos-rede) e registro de dados, informações e imagens (câmera para filmagem e fotografia).
SERVIÇO
Projeto Fundo Limpo
Quando: 16 de junho de 2013, a partir das 08h.
Onde: Praia da Barra, trecho do Cristo ao Porto da Barra
www.projetofundolimpo.blogspot.com
www.facebook.com/projetofundolimpo
www.twitter.com/fundolimpo