Evento que reúne pesquisadores em Comunicação começa dia 4 de junho com premiações e show da Orquestra Afrosinfônica
JP Pitombo , Salvador |
04/06/2013 às 11:05
Representantes dos maiores e mais importantes programas de pesquisa e pós-graduação da área de Comunicação do Brasil estarão reunidos em Salvador entre os dias 4 e 7 de junho. Pela segunda vez em 20 anos, a capital baiana sedia o evento da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). A cerimônia de abertura da Compós 2013 acontece no dia 4 de junho, às 20h, no Teatro Castro Alves, com entrega do Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2013, show da Orquestra Afrosinfônica e coquetel.
Entre os destaques da programação, está o Seminário Internacional -- com o professor norte-americano Lawrence Grossberg, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), dia 4 de junho, no Auditório do Hotel Vila Galé, em Ondina – além de encontros dos 15 Grupos de Trabalho e lançamentos de livros na Faculdade de Comunicação, nos dias 5 e 6. A Compós 2013 é uma realização do Programa em Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas – PósCom/UFBA.
HOMENAGEM A RUBEM VALENTIM – A Compós 2013 vai homenagear o trabalho do pintor e escultor baiano Rubem Valentim. Os signos da cultura afro-brasileira, materiais de extensa pesquisa do artista, serviram de inspiração para toda a identidade visual do evento. As simbologias criadas por Valentim para o tridente de Exu, deus da Comunicação, e para a lança de Ogum, deus da Tecnologia, aparecem em todas as peças gráficas da Compós 2013.
Autodidata, Valentim começou a realizar pinturas na década de 1940, após trabalhar como pintor de parede. Tornou-se ainda escultor, gravador, professor e participou do movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, ao lado de artistas como Mario Cravo Júnior, Carlos Bastos, Jenner Augusto e Lygia Sampaio.
A questão étnica de sua obra foi difundida e reconhecida em salas especiais no Museu de Arte Moderna da Bahia e na Bienal de São Paulo, e também em Nuremberg (Alemanha), em Cuba e em diversos outros países. Falece em 1991, tendo antes recebido o título de doutor honoris causa pela Escola de Belas Artes da UFBA. Mais atualmente, em 1998, o Museu de Arte da Moderna da Bahia cria a Sala Rubem Valentim.
SERVIÇO
Abertura da Compós 2013
Premiações, coquetel e show da Orquestra Afrosinfônica
Quando: 4 de junho de 2013
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Hora: 20 horas
Apenas para inscritos: docentes (doutores, mestres) e outros profissionais não matriculados em cursos de pós-graduação – R$ 360,00; discentes de cursos de mestrado e doutorado e de graduação – R$ 240,00.
Mais informações: encontro2013.compos.org.br