Tecnologia

Técnica inspirada em animais é utilizada para reduzir medidas

Praticada por ícones do UFC, a bioginástica tem caído no gosto dos brasileiros e já faz parte da rotina de algumas academias
Brava Inteligente , da redação em Salvador | 29/05/2013 às 14:28
É a bioginástica em ação
Foto: DIV
Imitar movimentos de animais, como sapo, gorila, calango e tigre. Apesar de existir, no Brasil, desde a década de 80, a bioginástica ganhou destaque nacional nos últimos cinco anos, após ser apontada pelos ícones do UFC, Vitor Belfort, Júnior Cigano e Rodrigo Minotauro, como parte fundamental dos seus treinos. “Simples e natural, a bioginástica é importante para qualquer esportista, porque desenvolve o equilíbrio, a flexibilidade e a força”, destaca Bruno Machado, educador físico certificado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e sócio-fundador do estúdio Boxe Elite, na Barra.

Extraída da leveza corporal dos bichos, aliada a movimentos de jiu jitsu e ioga, a bioginástica une movimentos musculares a técnicas de respiração, sendo utilizada, para diminuir o estresse e auxiliar na perda de peso: “O grande barato dessa técnica é que os alunos conseguem obter resultados concretos de forma leve e divertida. Além de queimar cerca de 500 a 600 calorias por hora/aula, eles melhoram a postura corporal e fortalecem diversos músculos”, destaca Bruno.

Para todos

Desenvolvida para diferentes idades e condições físicas, a bioginástica, assim como qualquer atividade física, só é contraindicada no caso de lesões ou cirurgias. “No nosso estúdio, na Barra, trabalhamos com os potenciais e as limitações de alunos de várias faixas etárias, pesos e biotipos”, realça Bruno. Para o aluno Girlan Cássio, a bioginástica foi uma grata surpresa: 

“Sem perceber, finalmente eu estava fazendo o que sempre sonhei: perdendo peso de maneira divertida e estimulante, aumentando e aperfeiçoando minha qualidade de vida”, conclui.

Saiba mais sobre a técnica:

- Extraída de movimentos de animais, como aranha, sapo, calango e tigre.

- Ajuda a reduzir o peso (gasto de 500 a 600 calorias por hora/aula).

- Melhora a postura corporal, fortalecendo os músculos.

- Trabalha a respiração, diminuindo o estresse.

- Desenvolve o equilíbrio e a concentração.