Assunto repercutiu na Assembleia Legislativa nesta tarde de terça feira
Tasso Franco , Salvador |
19/03/2013 às 19:27
Bondemotion é a receita da Policia baiana contra assaltos
Foto: DIV
Depois da recomendação, contida no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, para que o cidadão leve um "dinheirinho" no bolso, com o objetivo de não irritar os ladrões, em caso de assalto, a divulgação de novas "Dicas de Segurança", no portal da Policia Militar do Estado "orienta" futuras vítimas de sequestro-relâmpago a treinarem abrir porta-malas de carros pela parte de dentro, na hipótese dos bandidos os trancarem lá. Contudo, o cidadão precisa ter a habilidade de um James Bond ou de um MacGyver.
No item "Treine como sair de um porta-malas, caso seja aprisionado" o texto recomenda que "em caso de trava mecânica, treine com um grampo, arame ou canivete o levantamento da trava. Em caso de trava elétrica, identifique o caminho da fiação para poder cortá-la". E insinua que os mais precavidos e cuidadosos "chegam a deixar um aparelho de telefonia celular permanentemente no porta-malas para eventualidade dessa natureza".
E "se um dia você for jogado dentro do porta-malas de um carro", a PM ensina também: "chute os faróis traseiros até que eles saiam do lugar, estique seu braço pelos buracos e comece a gesticular feito doido. O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas".
O deputado Uziel Bueno (PTN), em pronunciamento na Assembleia criticou a atitude da Policia e classificou como uma brincadeira de mal gosto.
Outra curiosidade do texto é classificar as mulheres de desatenciosas e por essa razão, mas propícias a serem vítimas de assaltantes. "As mulheres têm a tendência de entrar em seus carros depois de fazerem compras, refeições, ou depois do trabalho, e sentarem-se no carro (fazendo anotações em seus talões de cheques, ou escrevendo alguma lista etc.) NÃO FAÇA ISSO! O bandido estará observando você, e essa é a oportunidade perfeita para ele entrar pelo lado do passageiro, colocar uma arma na sua cabeça, e dizer a você aonde ir", diz o trecho.