Tecnologia

TECNOBREGA E ARROCHA! A Praça Castro Alves é do povo e de Nara Costa

De acordo com o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o folião quer ver os artistas independente do gênero musica
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/02/2013 às 10:50
Shozão de arrocha na Praça Castro Alves
Foto: AGECOM
O arrocha, o tecnobrega e o forró atraíram uma multidão para a Praça Castro Alves, neste domingo (10). Os foliões chegaram cedo para conferir os shows de Nara Costa, Gaby Amarantos e Calypso. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), com o Banco Itaú e tem como objetivo transformar o Carnaval da Praça Castro Alves em um modelo para a folia, contribuindo para democratizar a festa e valorizar as raízes da cultura baiana.

De acordo com o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o folião quer ver os artistas independente do gênero musical. “Esse é o caminho do Carnaval: virar um grande festival a céu aberto, com espetáculos para diversos públicos”, explicou Guerreiro, que aproveitou o domingo para visitar a praça e o Carnaval nos Bairros.

Para Ana Paula, 31 anos, a Praça Castro Alves tem um grande diferencial, que é poder brincar ao som do palco e ainda acompanhar os blocos que passam na virada da Sulacape. “Daqui eu vejo todos os trios do Carnaval e ainda assisto as bandas do palco. Aqui é o melhor lugar pra ficar”, conta.

Já Vanessa Elias, 18 anos, diz o que a trouxe para a Praça Castro Alves foi a qualidade das atrações. “Gosto do Carnaval, mas não vou atrás do trio, prefiro ficar aqui na praça e no Pelourinho. Hoje eu vim porque sou fã das três”.

Opinião dos artistas

 “Esse espaço aqui é do povão. É bom demais tocar na Castro Alves, é uma energia maravilhosa que esse povo tem”, diz Nara Costa, a primeira cantora a se apresentar. A rainha do arrocha cantou diversos sucessos do axé e colocou o público para dançar.

A segunda apresentação foi de Gaby Amarantos, que também animou os foliões. “Amo Salvador. O Carnaval daqui é maravilhoso, a cidade não para. Eu me identifico muito com essa festa”, comenta a cantora paraense. O público não foi embora antes da apresentação da Banda Calypso.

A programação na Praça Castro Alves continua nesta segunda (11) e terça-feiras (12), sempre a partir das 18h. Nesta segunda, vão se apresentar Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira e Dani Moraes, Banda System e Diamba. No último dia de folia, a festa fica por conta de Ju Moraes e Vozes do Brasil, Luiz Caldas, Magary Lord e Toni Garrido. Os shows são gratuitos.