Tecnologia

Vistoria de trios vai até sexta feira com o Carnaval já a mil por hora

A expectativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), é de que sejam inspecionados cerca de 110 veículo
AGECOM , da redação em Salvador | 06/02/2013 às 17:32
Vistoria dos trios elétricos
Foto: BJÁ
Um total de 81 veículos, entre trios, carros de apoio e minitrios, passa por vistoria no Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela, na manhã desta quarta-feira (06). A Central de Vistorias funciona até sexta-feira (8), com a participação de todos os órgãos envolvidos na liberação de entidades e veículos para desfilar nos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador, garantindo a segurança dos foliões. Além dos veículos, 118 blocos iniciaram a vistoria e 21 já foram liberados.

A expectativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), é de que sejam inspecionados cerca de 110 veículos. Para o titular da Sedes, Gilherme Bellintani, “As entidades carnavalescas precisam se apressar para que não fique para a última hora a liberação do desfile, já que durante a vistoria podem surgir problemas que precisam ser resolvidos. Sem que tudo esteja dentro das exigências legais, trios e entidades não poderão ir para a rua”.  

Segundo o coordenador da central, major Antônio Sampaio, as equipes estão à disposição para atender todos os blocos e trios. “Nossa prioridade é liberar os veículos e blocos nesta quarta-feira (06), só depende deles”, enfatiza. O major explica ainda que por enquanto não existem grandes problemas com os veículos. “Os trios que apresentaram alguma irregularidade já estão fazendo os ajustes necessários aqui no pátio para serem liberados. A principal pendência é o pagamento da taxa da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop)”, conta.

Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Para obter o aval para desfilar, entidades e veículos também têm que estar quites com taxas e impostos, o que pode ser resolvido na própria central.

Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de quatro órgãos técnicos - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), as secretarias estadual e municipal da Fazenda e da Saúde, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) também atuam na fiscalização.