Com o objetivo de atender a orientação do prefeito ACM Neto de promover acesso imediato de pelo menos 40 mil famílias de baixa renda de Salvador no programa Bolsa Família, o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza ( Semps), Mauricio Trindade, já implementou uma série de ações visando agilizar os procedimentos.
A contratação dos serviços de uma empresa especializada em Tecnologia da Informação e a instalação de três novos postos de atendimento ao público alvo foram as medidas adotadas por Trindade e pela subsecretária Tatiane Matos. A empresa contratada tem prazo de 90 dias para digitar e enviar os dados para o Ministério do desenvolvimento Social das 40 mil famílias já cadastradas e que estão com seus processos parados na própria secretaria desde o inicio do segundo semestre de 2012.
“ Atualmente, temos 183. 904 famílias que recebem benefícios do Programa Bolsa Família. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social um total de 201.904 famílias de Salvador têm perfil para receber esse benefício. Ou seja, de imediato podemos incluir mais 18 mil famílias enquanto cadastramos mais famílias, em toda a cidade, com potencial para serem incluídas no Programa. Para facilitar o cadastramento, estamos abrindo três novos postos de atendimento ao público já na próxima semana. E em curto espaço de tempo pretendemos ter postos de atendimento nos bairros onde funcionam as 11 regionais da prefeitura”, explica Mauricio Trindade.
Os três primeiros postos funcionarão no Subúrbio Ferroviário e nos bairros de Cajazeiras e Tancredo Neves. A medida pretende eliminar as filas nos atuais pontos de atendimento e facilitar a vida dos interessados em se cadastrar, pois não mais necessitarão se deslocar de seus bairros para o centro da cidade e, além disso, diminuirão as despesas com transporte.