O Reitor substituto Nilton Santana Santos e o professor José Carlos de Carvalho, diretor de Planejamento e Políticas do Ensino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) anunciaram, oficialmente, nesta terça-feira (8) o início das obras de construção do Campus Itaberaba, a cargo da empresa Lessa Engenharia e Consultoria.
O evento aconteceu no auditório da Embasa, em Itaberaba, e contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre representantes dos municípios da região, vereadores, e populares.
Em sua explanação, o reitor Nilton Santos informou que o Campus Itaberaba será o maior das quatro novas unidades – Itaberaba, Xique-Xique, Alagoinhas e Serrinha – da instituição de ensino que estão sendo implantadas na Bahia, com área de 50 mil metros, em terreno doado pela Prefeitura no início da rodovia Itaberaba/Ipirá.
“Os recursos, no valor de R$ 7,523 milhões, já estão disponíveis para a construção dessa primeira etapa. Teremos uma área construída de 2,119 mil metros quadrados, composta por 28 salas de aula, laboratórios, oficinas, refeitório para 400 pessoas, almoxarifado e alojamentos. Será nossa unidade mais moderna, com um projeto arquitetônico de primeiro mundo e modelo de referência”, informa o reitor substituto Nilton Silva.
O projeto contempla, ainda, biblioteca, auditório, ginásio de esportes, e guaritas de controle de acesso ao Campus, além de grande área destinada ao estacionamento de veículos. Segundo ele, o prazo para a entrega da obra é de 12 meses. A segunda etapa do Campus Itaberaba do IF Baiano prevê mais R$ 3,968 milhões para a construção do Bloco Administrativo e será iniciado tão logo o recurso seja liberado pelo governo federal.