Tecnologia

TWITTER começa a operar no Brasil

Fora dos Estados Unidos, empresa só opera no Japão e no Reino Unido. América Latina é a bola da vez
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 05/12/2012 às 19:59
Shailesh Rao (à esquerda) e Guilherme Ribenboim anunciam chegada do Twitter ao Brasil
Foto: Divulgação
O Twitter anunciou oficialmente sua entrada no mercado brasileiro. O diretor-geral Guilherme Ribenboim e o vice-presidente de operações internacionais, Shailesh Rao, convocaram a imprensa em São Paulo nesta quarta-feira, dia 5, para comunicar o início das operações no Brasil, terceiro país onde a empresa terá escritórios fora dos Estados Unidos. Os outros dois são Japão e Reino Unido. 

Os brasileiros são conhecidos pelo poder de participação nas redes sociais. Apenas aqui o Orkut consegue sobreviver por tanto tempo. Por essa razão, Shailesh não falou em números durante a apresentação. Disse apenas que o Brasil é um dos cinco países com mais usuários no Twitter. Estima-se que a ferramenta tenha mais de 500 milhões de inscritos. Desses, 140 milhões são considerados usuários ativos e se conectam à rede pelo menos uma vez por mês. 

A entrada do Twitter no Brasil ampliará a rede de Trending Topics (tópicos mais citados) para 11 cidades brasileiras. Serão nove capitais: Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia e São Luís, além de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, que já possuem listas de TT's. Guarulhos e Campinas também entram no bolo. 

O diretor brasileiro afirmou na apresentação que o Twitter brasileiro venderá publicidade, estabelecerá parcerias com empresas locais e se aproximará ao máximo "dos usuários brasileiros".