Tecnologia

Jornal inglês anuncia possível fusão do Facebook com o Yahoo!

Os dois gigantes da Internet analisam uma possível fusão. A ideia central é fazer frente ao avanço do Google
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 19/11/2012 às 11:10
Facebook deve se unir ao Yahoo! e ampliar a oferta de serviços
Foto: AP

O jornal inglês The Sunday Telegraph afirma em sua edição de hoje (19) que uma provável união do Yahoo! com o Facebook pode acontecer em breve. As CEOs das duas empresas vêm mantendo contato, segundo o jornal. As empresas, que já desenvolveram pequenos projetos juntas, negociam bases operacionais mais amplas.

A fusão deve esquentar o mercado de tecnologia. A idéia do Facebook é utilizar as ferramentas de busca do Yahoo! para ampliar a oferta de serviços aos usuários da rede social mais famosa do mundo. Do outro lado, o Yahoo! com a base de dados de 1 bilhão de usuários do Facebook, tentará fazer frente a seu principal concorrente, o Google. Outro ponto fraco da empresa, o recrutamento de programadores, pode ser solucionado caso a aliança se confirme. 

O Google não será a única empresa a ser "atingida" por uma possível fusão. Caso as negociações avancem, a aliança Yahoo!/Microsoft pode balançar. As duas empresas assinaram um contrato em 2009 para que a ferramenta Bing utilizasse os resultados de busca do Yahoo! na venda de anúncios. Segundo fontes da empresa, a aliança foi problemática, uma vez que a Microsoft não conseguiu atrair mão de obra qualificada para desenvolver programas que fizessem concorrência ao Google. O Bing, por sua vez, nunca deslanchou.

Por enquanto, as duas empresas não se posicionaram sobre o assunto.