Tecnologia

Operação Silere:Sucom apreende 25 equipamentos sonoros na Cidade Baixa

vide
| 28/08/2012 às 16:50

A união de esforços em busca de um mesmo propósito: o combate ao uso indiscriminado de fontes eletroacústicas em Salvador. Para tanto, firmou-se este ano a parceria entre a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA). Na prática, essa convergência de forças resulta na Operação Silere, que teve mais uma edição na noite desta segunda-feira (27), nas regiões da Ribeira e Bonfim. Na ocasião, a fiscalização lavrou seis Termos de Apreensão de Bens (TABs), que geraram o confisco de 25 equipamentos sonoros (cornetas, tuitas, módulos, entre outros), e seis multas por utilização inadequada de som automotivo.

Durante as aferições realizadas às 22h15 na Avenida Beira Mar, bairro da Ribeira, os agentes da Sucom constataram a emissão de 98,5 decibéis pela aparelhagem sonora de um veículo. O condutor recebeu multa e o equipamento do carro foi removido. Os procedimentos foram adotados com o objetivo de fazer cumprir as determinações previstas na Lei Municipal nº 5.354/98, que estabelece os limites sonoros de 70 decibéis das 7h às 22h e de 60 decibéis das 22h às 7h.     

A Operação Silere conta com o apoio das polícias civil e militar, entretanto, equipes da Guarda Municipal, Transalvador e Sesp também têm integrado as fiscalizações.

Para denunciar a atuação de poluidores sonoros em Salvador, o cidadão pode ligar para o telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24 horas.