Para fazer cumprir as determinações previstas na Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora (nº 5.354/98), a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) intensificou as operações em várias regiões de Salvador no final de semana. De sexta-feira (27) a domingo (29), os agentes do órgão lavraram 23 Termos de Apreensão de Bens (TABs), que geraram o confisco de 44 equipamentos sonoros (cornetas, tuitas, módulos, entre outros). Além disso, foram aplicados 20 autos de infração e 14 notificações para condutores de veículos e proprietários de estabelecimentos.
A fiscalização percorreu as seguintes localidades: Uruguai, Massaranduba, Boa Viagem, Nordeste de Amaralina, Paripe, Lobato, Colinas de Periperi, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho, Boa Viagem, Pernambués e Itapuã. Os trabalhos contaram com o apoio da Transalvador, 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Rondesp e Polícia Civil.
Contrariando a legislação municipal, o condutor de um automóvel foi flagrado, por volta das 16h, na Rua Ipiranga, situada no Vale das Pedrinhas, com a fonte eletroacústica de seu carro emitindo 92,9 decibéis. O responsável foi multado e teve a aparelhagem sonora do veículo apreendida.
Para denunciar a atuação de poluidores sonoros em Salvador, o cidadão pode ligar para o telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24 horas.