vide
A política de gestão das compras governamentais, que resultou no corte de desperdícios na máquina pública baiana, será apresentada pela Secretaria da Administração (Saeb) durante o V Congresso Consad de Gestão Pública, que acontece em Brasília, no período de 4 a 6 de junho. Na ocasião também serão apresentadas pela Saeb outras duas temáticas com foco na oferta de serviços públicos e na gestão de recursos humanos. No total serão apresentadas sete iniciativas desenvolvidas pela Saeb.
Entre as temáticas abordadas pelo governo baiano estão a experiência do Ponto Cidadão, unidade compacta de atendimento da Rede SAC, a iniciativa da Rede de Consultores Internos do Estado da Bahia e o modelo de gestão descentralizada das Organizações Sociais, todos dentro da área temática Formas alternativas de oferta de serviços públicos. Na área de Gestão de Despesa Pública, serão apresentados painéis sobre a adoção de Compras Públicas Sustentáveis, a atuação dos Ecotimes e a Racionalização do Consumo de Água e Energia Elétrica, além da atuação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) dentro da Saeb.
Também será apresentada a experiência baiana para a assistência à saúde dos servidores no contexto do RH, ligada à área temática da Gestão de Recursos Humanos. Ao todo, são cinco grandes áreas temáticas, que além das citadas também incluem A estrutura do Setor Público e Reformas pelo lado da demanda. Participam dos três dias de evento especialistas, acadêmicos e profissionais dos três poderes, da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios.
Criado em novembro de 2000, o Consad tem por finalidade funcionar como órgão coordenador e articulador dos interesses comuns das Secretarias de Administração, propor políticas públicas na esfera de atuação dessas secretarias e dos órgãos relacionados, além de participar da formulação e implementação das políticas nacionais de administração pública. Mais informações no site www.consad.org.br.