O governador Jaques Wagner participou, hoje pela manhã (13), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia do lançamento de sete editais da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), destinados ao Parque Tecnológico da Bahia, no valor total de R$ 27,6 milhões.
"Precisamos olhar a inovação de forma ampla, pode ser a mais recente tecnologia utilizada por uma grande empresa, ou pode ser o acesso à água, utilizada pelo produtor rural", disse o governador, durante o evento, oportunidade em que também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Fapesb e a Unigel, que está implantando um centro de pesquisas em Candeias.
A empresa atua no segmento de acrílico, embalagens e fertilizantes. Participaram do evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Paulo Câmera; o ex-governador da Bahia, Roberto Santos, que agradeceu ao governo do Estado os investimentos realizados em ciência e tecnologia; além de professores e pesquisadores.
Com o lançamento do edital, o governo pretende melhorar os indicadores de inovação do Estado e criar condições para a difusão de tecnologia nas micro e pequenas empresas, além de ampliar a interação entre as universidades federais e estaduais. O objetivo do Parque Tecnológico da Bahia é atrair pesquisa de ponta para a Bahia, abrigando um consórcio de incubadoras e empresas de base tecnológica no Estado. O Parque foi concebido em três eixos centrais: o da inovação (como instrumento de atração de empresas), da tecnologia (esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas) e da ciência (estratégia de fortalecimento da produção científica).