Empresas das áreas de biotecnologia e saúde, energia, engenharia e tecnologia da informação e comunicação, interessadas em desenvolver atividades de pesquisa e inovação podem se candidatar a uma das vagas no Parque Tecnológico da Bahia. O edital, cuja versão completa está no site:
www.secti.ba.gov.br, vale também para os laboratórios especializados.
O edital, publicado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dá prazo até 4 de abril, às 17 horas, para a entrega dos envelopes à comissão julgadora dos projetos. Os selecionados vão se instalar no Tecnocentro (prédio central do parque) por até quatro anos, pagando uma taxa de uso por metro quadrado.
No mesmo local estarão também centros de pesquisa, instituições públicas, privadas e incubadoras, além das quatro âncoras já selecionadas no edital anterior: IBM Brasil, Sábia Experience Tecnologia, Indra Brasil e Portugal Telecom.
21 instituições
O Tecnocentro tem aproximadamente 25.900 m² de área, na Avenida Paralela e conta auditório para 90 lugares e quatro pavimentos dispostos em duas torres. Inclui laboratórios especializados (previstos para funcionar até o final de 2014) para pesquisas em engenharia de software, certificação de produtos em saúde e desenvolvimento de produtos farmacêuticos, entre outras atividades, além de abrigar uma Escola de Educação Científica e um condomínio de empresas.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, a seleção vai garantir o acesso de mais empresas: “Já temos 21 instituições garantidas para a primeira etapa de funcionamento do Parque, entre empresas selecionadas e aquelas em processo de formalização”.
São consideradas de base tecnológica as empresas que fundamentam suas atividades produtivas no desenvolvimento ou em melhorias significativas de novos produtos, processos ou serviços utilizando a aplicação sistemática da base de conhecimentos científicos e tecnológicos.