Tecnologia

CANAL ASSEMBLEIA FECHA PARCERIA COM IRDEB PARA INSTALAR TV ABERTA

vide
| 10/01/2012 às 22:27
Presidente da ALBA, Marcelo Nilo, diz que Canal Assembleia entra no ar até final 2012
Foto: PL

O Canal Assembleia usará a estrutura do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) para levar sua programação aos baianos ainda este ano em canal aberto. Convênio nesse sentido será assinado na quarta-feira, às 17h, no gabinete da presidência pelo deputado Marcelo Nilo e o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida. Firmarão ainda esse documento os diretores gerais dos órgãos que atuarão nessa parceria, Arnando Lessa, pela Fundação Paulo Jackson, entidade mantenedora do Canal Assembleia, e Paulo Roberto Vieira Ribeiro, pelo Irdeb, que opera a Televisão Educativa da Bahia (TVE), entidade vinculada a Secretaria de Comunicação.

Trata-se de um passo importante para a ampliação do público-alvo da emissora do Legislativo que obteve a concessão para operar em canal aberto - digital - no final do ano passado, após um trabalho de quatro anos, iniciado ainda na gestão de Gervásio Carvalho, agora superintendente de Recursos Humanos da Casa. Atualmente, o sinal do Canal Assembleia é disponibilizado apenas para os assinantes da NET ou da internet através do endereço http://www.canalassembleia.com.br/, o que limita sobremaneira o acesso dos baianos aos acontecimentos ocorridos no parlamento de forma absolutamente transparente.

O Canal Assembleia transmite diariamente uma programação jornalística e também de caráter educativo, mas sobretudo as sessões plenárias e o trabalho das comissões técnicas em tempo real. Os dirigentes da emissora trabalham para viabilizar convênios com os demais poderes na Bahia, entidades da sociedade civil e universidades para diversificar a sua grade de programação - agora que esta concessão possibilitará a ampliação de seus telespectadores.


PROVIDÊNCIAS


O documento que será firmado hoje à tarde é a primeira providência adotada para a ocupação desse espaço recém-aberto, mas será necessário a instalação de equipamentos para geração do sinal digital e de transmissão, bem como a implantação de toda uma estrutura técnica para a nova estrutura. Câmeras, estúdios, ilhas de edição, equipamentos de áudio e gravação entre outros. O convênio com o Irdeb permitirá o compartilhamento da antena geradora de Salvador e das retransmissoras que levam o sinal da TVE para, virtualmente, todo o território da Bahia.

A otimização dessa estrutura tornará menos oneroso o processo de implantação do sinal aberto do Canal Assembleia, um compromisso do presidente Marcelo Nilo, mas ainda não foi fixado prazo para o funcionamento pleno do novo sistema. A disposição da Assembleia Legislativa e da Fundação Paulo Jackson é de operar no novo sistema no menor espaço de tempo possível, provavelmente de forma escalonada com a disponibilização do sinal inicialmente em Salvador chegando depois em cronograma ainda a ser fixado à região metropolitana, os grandes centros urbanos interioranos e depois aos demais municípios que recebem as imagens e o áudio da TVE.