Tecnologia

SETIN ANUNCIA TESTE INTEGRAL NO METRÔ ENTRE A LAPA E ACESSSO NORTE

vide informações da Setin
| 27/12/2011 às 18:28
A SETIN-Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura, através da CTS- Companhia de Transportes de Salvador, mantêm agenda e cronograma do primeiro tramo do metrô de Salvador, no que concerne à conclusão dos trabalhos e iniciou os testes obrigatórios dos trens no dia 20 de dezembro de 2011.

Após inspeção de praxe, executadas por oito técnicos coreanos da Roten/Hyundai, a  fabricante dos trens, o metrô está sendo testado ainda sem a carga bruta obrigatória, mas com técnicos e operadores, no  percurso completo do primeiro tramo compreendido entre Estação da Lapa à Estação Acesso Norte. Esta é a fase onde são acionados todos os sistemas de automação, energizados através da catenária (rede aérea de tração); sistema de compressores; iluminação; ar condicionados; abertura e fechamento de portas dos trens; freios; acionamento de sistema pneumático (estabilidade); sistema de tração, dentre outras execuções nesta etapa de testes estáticos e dinâmicos, monitorados pela CCO-Centro de Controle de Operação.


Vale salientar que, entre 1999 e 2007 houve diversos eventos (contingenciamento de recursos, mudança de entes financiadores e repassadores de recursos; mudanças e ingresso de entes conveniados, dentre outros impasses);  eventos estes que em alguns momentos paralisaram ou ralentaram o andamento das obras e instalações.


No projeto original, esta primeira etapa do metrô era composta de 13 quilômetros de percurso, compreendido entre a Estação da Lapa e a Estação Pirajá. Por decisão do TCU,  em 2007, este percurso foi dividido em dois trechos/tramos  de 6,5km cada um.  O Primeiro tramo entre a Estação da Lapa e o Acesso Norte, é composto mais 02 estações:  Campo da Pólvora e Brotas/Bonocô.  O segundo tramo é compreendido entre a Estação Acesso Norte à Estação Pirajá.  O projeto para o terceiro tramo será da Estação Acesso Norte à Estação de Cajazeiras, compreendendo um percurso total da Lapa à Cajazeiras de 22km.


Em 2009, quando liberado a retomadas  obras do primeiro tramo, a PMS divulgou que as obras seriam concluídas até dezembro de 2011, quando os trens estariam em testes, nos trilhos. O metrô de Salvador tem 06 trens, cada um com 04 vagões, em aço inoxidável e capacidade para transportar 1.200 por viagem, cada trem. Numa velocidade de 60km, o percurso do primeiro tramo se fará numa média de 10 minutos.


Cumprindo cronograma, esta é a primeira fase de trabalhos com intuito de inspecionar e revitalizar os trens para início de comissionamento entre a Estação da Lapa e a Estação Acesso Norte, qual seja, a simulação de operação do sistema com carga bruta e presença de técnicos. "atendendo exigência técnica e de segurança concernentes às operações metroviárias", conforme ressalta o Secretário de Transportes e Infraestrutura, José Mattos.


A fase de testes com passageiros, com viagens sem tarifa, está prevista ainda para o primeiro semestre de 2012, ao mesmo tempo em que as obras do segundo tramo serão reiniciadas.

"O Prefeito João Henrique tem por determinação reiniciar as obras do segundo trecho ainda neste inicio de 2012 com projeção para a sua conclusão em 2013, e com esse propósito fazer o metrô chegar à Cajazeiras", afirma o secretário.