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DEFESA CIVIL DE SALVADOR SE QUEIXA DO EXCESSO DE TROTES: 26.819

VIDE
| 17/11/2011 às 11:00

O número 199 é de emergência e o atendimento que deveria ser rápido fica prejudicado e mais lento por conta dos trotes que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) continua recebendo. De janeiro a setembro deste ano o órgão 77.234 ligações, destas 26.819 foram trotes. Crianças e até adultos infringem a lei e passam trotes para o serviço que é gratuito e tem como objetivo atender as solicitações de emergência, principalmente em decorrência da chuva.

"Trabalhamos com situações de risco, em que o tempo é fundamental para salvar vidas. O trote faz com que a equipe se desloque para uma situação que não é real e com isso perdemos tempo no atendimento no caso de um desastre geológico verdadeiro", explica o subsecretário da Codesal Osny Bomfim.

"O trote é um absurdo, pois compromete outros atendimentos, fazendo com que aquela linha fique congestionada", ressalta a coordenadora do setor, Maria Vitorina Jesus Santos. De acordo com ela, a maioria das ligações são realizadas através de números que se repetem. "Num determinado período apenas uma pessoa realizou 906 ligações", acrescenta.

As falsas ligações envolvem quase todo o quadro de funcionários da Codesal, entre atendimento, supervisão, engenharia e transporte, que em muitos casos se deslocam para atender uma solicitação inexistente. Durante todos os trabalhos que a Codesal realiza com as comunidades soteropolitanas os colaboradores explicam a população a importância de não passar trotes para o órgão.

O órgão permanece de plantão 24 horas por dia através do telefone 199 - ligação gratuita. Em caso de muita chuva deve-se ficar atento à subida de rios e córregos, que na maioria das vezes acontece rapidamente. Nestes casos o mais importante é abandonar o imóvel. Se perceber algum desses indícios deve-se entrar em contato com a Codesal o quanto antes.


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