Tecnologia

É HOJE LANÇAMENTO DO LIVRO PUBLICIDADE DIGITAL DA PROPEG NA CULTURA

VIDE
| 26/10/2011 às 15:06
A agência de publicidade Propeg está lançando o livro "Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária". O lançamento será na quarta-feira (26) no Salvador Shopping (veja serviço). No local, ocorrerá sessão de autógrafos com a presença do presidente da Propeg, Fernando Barros, e dos organizadores da obra, professor Wilson Gomes e Lucas Reis, além da participação de convidados do mercado (clientes, veículos e fornecedores).
 
O idealizador do projeto é o sócio e vice-presidente da Propeg, Alexandre Augusto. O executivo decidiu investir em pesquisas acadêmicas para dar consistência às abordagens criativas das novas mídias digitais e diferenciar a agência no mercado. "Esse tipo de convênio é largamente aplicado nos Estados Unidos e Europa, mas raro no Brasil. Especialmente na área de comunicação", assinala o VP. "Tudo o que é pesquisado a gente traz para a agência; os bolsistas fazem seminários para os nossos profissionais. E, depois, nós vamos passando esse conhecimento para os nossos clientes e aplicando no dia a dia", completa.
 
Para o executivo, muitas vezes falta racionalidade na aplicação das tecnologias digitais. "Na média, o mercado está preocupado em fazer portfólio com as ações na Internet" pondera o vice-presidente. "Na Propeg nosso foco é construir cases, com ações pertinentes, que respeitam o investimento do cliente e que buscam a sintonia o engajamento do público-alvo", resume.
   
CNPq, Capes Fapesb apóiam o projeto  - A publicação reúne artigos e ensaios escritos por bolsistas de graduação e pós-graduação do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais da UFBA, departamento que foi criado pelo convênio entre a agência e a Universidade, juntamente com o CNPq, a Capes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A parceria possibilita a estudantes da Faculdade de Comunicação uma bolsa de pesquisa para investigar o que há de mais inovador na comunicação para a web. As horas aplicadas nas pesquisas são convertidas em créditos acadêmicos.
O livro traz pesquisas em segmentos como marketing de buscas, mobile, mídia on-line, redes sociais, crises de imagem na web, marketing viral, mobile marketing e política on-line e estará disponível para download no site da agência em breve.
 
Conheça o funcionamento do laboratório de novas mídias Propeg-UFBA
 
Equipe do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais foi escolhida após rigoroso processo de seleção
 
 
Outubro de 2011 - Para criar o Observatório, a Propeg foi em busca do professor Wilson Gomes, professor titular da UFBA, com doutorado em filosofia pela Pontificia Università San Tommaso D'aquino e pós-doutorado pela USP. No total, são oito pesquisadores bolsistas (graduandos em jornalismo e produção cultural) e um coordenador adjunto. A equipe foi escolhida após um rigoroso processo de seleção.  "A recepção tem sido excelente, manifestada no enorme interesse dos que participam do laboratório como pesquisadores e no grande número de estudantes aguardando uma oportunidade de participar. Não tenho mais pesquisadores, mesmo trabalhando sem remuneração, apenas porque não tenho espaço físico para tanto", relata o professor-tutor.
 
A rotina no laboratório é rígida. Ela prevê que cada bolsista freqüente o espaço, de segunda a sexta-feira das 13h às 18, abrace um tema e o destrinche para a produção de artigos para periódicos acadêmicos e em relatórios para a agência. O prazo para a pesquisa varia entre dois a quatro meses.  Nesse processo, a agência absorve a tecnologia investigada pelos pesquisadores e a transfere para seus clientes em primeira mão.  Os estudantes, além da bolsa, conquistam créditos para engrossar seu currículo acadêmico.
 
Pioneirismo - A Propeg investe R$ 60 mil/ano com as bolsas, além de ter colaborado com a infra-estrutura física. O espaço tem oito computadores com configuração avançada, todos ligados à internet banda larga da Rede UFBA, que integra a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e uma super-impressora. Os órgãos de pesquisa brasileiros, CNPq e Capes, investiram R$ 40 mil em equipamentos. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fabesp) investiu R$ 5 mil.
 
Largamente aplicado nos Estados Unidos e Europa, esse tipo de convênio é raro no Brasil. Nele, universidade e empresa compartilham os custos das pesquisas de inovação e rateiam seus possíveis benefícios. No País, as experiências mais antigas e mais bem desenhadas desse tipo de experiência se restringem às Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas. Com a iniciativa da Propeg abre-se o caminho para investimentos em pesquisas nas Ciências Humanas, no caso específico, a Comunicação Publicitária.
 
Sobre a Propeg - Há 45 anos no mercado, a Propeg tem escritórios localizados em São Paulo, Salvador, Brasília e Fortaleza, complementados por duas divisões dedicadas, a Digital e a de Varejo (Lauro de Freitas - BA). A agência, seus profissionais e clientes já receberam diversos dos mais importantes prêmios da publicidade brasileira e internacional.
 
 
Serviço:
O quê: Lançamento do livro Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária"
Quando: 26/10/2011, às 19h
Onde: Livraria Cultura do Salvador Shopping