O Almanaque da Comunicação (http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/), portal especializado em memória da comunicação, com mais de 1.800 artigos e centenas de comerciais, jingles e documentos sonoros, de conteúdo, está de visual novo.
O novo projeto desenvolvido pela Gorila Comunicação Web, facilita à navegação através das sete áreas que compõem o menu principal: jornais e revistas, rádio e TV, mídia digital, propaganda, relações públicas, 200 anos de imprensa e bibliografia da comunicação.
Este último item disponibiliza uma relação com mais de 2.000 livros catalogados pelas áreas específicas de conhecimento; o mais completo índex bibliográfico de comunicação existente no Brasil. Além do menu principal, o Almanaque exibe mais de 300 documentos sonoros e jingles históricos e 250 comerciais antigos, clássicos da propaganda brasileira.
O Almanaque, no seu novo formato, está com novidades: Uma delas é a seção de enquete, cujo objetivo é interagir com os internautas em torno das questões mais relevantes da mídia. Na primeira enquete o Almanaque pergunta aos leitores quem impactou mais a comunicação na história da humanidade? Gutemberg, Marconi, a dupla Sergey Brin e Larry Page, ou Steve Jobs?
Também novidade é o Blog do Cadena, um espaço de opinião do idealizador e editor do Almanaque, Nelson Varón Cadena, jornalista e publicitário, autor de cinco livros, quatro deles sobre comunicação.
Outra seção nova o Almanaque, é 200 Anos de Imprensa na Bahia que, disponibiliza a professores, estudantes e pesquisadores, artigos de especialistas baianos no assunto. Todos inéditos, escritos especificamente para marcar as comemorações do bicentenário da imprensa baiana transcorrido entre maio de 2011 e maio de 2012.
São artigos de memória e opinião assinados por Albino Rubim, Gutemberg Cruz, José Ataide, Jussilene Santana, Kátia de Carvalho, Luis Guilherme Tavares, Malu Fontes, Nelson Cadena, Mônica Celestino, Paolo Marconi, Paulo Leandro, Perfilino Neto, Sergio Mattos, Sonia Serra e Tasso Franco. E ainda um espaço em construção denominado 200 Anos das Revistas No Brasil, que estréia com dois artigos e terá outros acrescidos este ano e em especial em 2012 quando se comemora 200 anos do jornalismo no conceito de magazines