De acordo com José Antônio Ribeiro, sócio-operador da Lego Zoom Bahia, além de uma arena de robôs em miniatura simulando situações de resgate, o visitante vai poder conhecer as diversas soluções pedagógicas oferecidas para as escolas com a utilização de lego. "Vamos montar uma réplica do que foi apresentado durante o torneio First Lego sobre desastres ambientais, no qual os jovens fizeram um trabalho de pesquisa e participam da competição de robôs". Além da Lego Zoom, os visitantes verão iniciativas de robótica desenvolvidas pelas Faculdades Área 1 e FTC.
O visitante vai poder assistir ainda, no dia 17, no Galpão da Ciência e Tecnologia, uma apresentação de experimentos feitos por alunos da rede pública de ensino. É uma parceria da SECTI com a Secretaria de Educação do Estado, através do Instituto Anísio Teixeira, e envolve escolas da rede pública estadual de ensino, da rede municipal, particular e técnica federal. A partir do dia 18 funcionará no Galpão da Ciência e Tecnologia o Mundo Estrelar, um espaço sobre astronomia, onde os alunos vão visitar um planetário, participar da exposição de painéis "Paisagens Cósmicos da terra ao Big Bang", além de uma série de oficinas: Dimensões da Terra, do Sistema Solar, Construindo um Espectroscópio.
O Sonho de Voar é um espaço onde os alunos vão poder brincar em um simulador de voo e o Labirinto dos Instintos onde serão apresentadas as espécies animais que sobreviverão ao aquecimento global.
Como em 2011 se comemora o Ano Internacional da Química, a Universidade Federal da Bahia, em parceria com algumas empresas privadas, apresentarão o Show da Química, com performances teatrais, Olimpíadas de conhecimento e a Mostra Sensações Agradáveis, além montar jogos interativos que estimulem o público no reconhecimento das substâncias da tabela periódica.
A exposição "Bahia Consciente", na Praça Mãe Menininha, será outra atração do evento. O Governo do Estado da Bahia apresentará, de forma lúdica, a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas. Será feito um estudo diário do volume de gás carbônico emitido pelos carros e ônibus que chegam no shopping e trarão os alunos das escolas para as visitas ao evento. Um grupo de estudantes vai plantar, no último dia da feira, mudas para compensar a emissão do gás carbônico na atmosfera.
O visitante poderá acompanhar também a exposição "Cientistas do Futuro". Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, através do Instituto Anísio Teixeira, a mostra acontece no terceiro piso. Oito dos melhores projetos de ciências realizados por estudantes do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e do Ensino Técnico Profissionalizante da rede pública serão selecionados entre os 65 que estarão expostos no dia 17 para julgamento.
Outra atração, no segundo piso do shopping, será o Espaço para a pesquisa que é feita na Bahia. Em parceria com o Sebrae, a SECTI vai apresentar produtos de empresas baianas inovadoras, 80% delas financiadas pelo Governo do Estado através dos editais Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa). Além disso o espaço terá o jogo interativo "Sua empresa é inovadora?" e um painel de oportunidades de negócios a partir de tendências de mercado.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, destaca o empenho da SECTI em fazer com que a popularização da ciência não aconteça só durante uma semana, mas o ano todo. Ressalta ainda que a mostra será uma oportunidade para os visitantes conhecerem de perto os avanços da Bahia em termos de tecnologia e o apoio que vem sendo dado, junto com a Secretaria Estadual de Educação, para estimular nos jovens o gosto pela ciência.
Serviço:
Circuito Virtual - composto de vídeo aulas e planos de aula distribuídos para as escolas públicas, privadas e instituições de ensino, as aulas têm os seguintes temas: A Ciência do Clima, Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Catástrofes e Desastres.
Circuito Ciência Móvel - Os ônibus Ciência na Estrada da FIOCRUZ e Ciência Móvel da UNEB percorrerão os bairros da Paz, Calabar e Nordeste de Amaralina levando experimentos e ações aos menos assistidos atuando de fato na Popularização da Ciência.
Circuito Ciências - O evento acontecerá nas praças e alamedas do Shopping Iguatemi. Será montada uma estrutura dividida em 6 etapas, criando um caminho a ser percorrido pelos visitantes de forma a facilitar apropriação de cada conteúdo exposto.
Estacionamento E (próximo ao antigo restaurante Pátio Itália) - galpão da Ciência e Tecnologia
Praça Jorge Amado (1° piso, em frente às Lojas Americanas) - Arena de Robôs
Praça Divaldo Franco (2° piso próximo à loja Ortobom) - Ano Internacional da Química
Nova Praça (2° piso próximo à loja Shop 28) - Pesquisa na Bahia
Praça Mãe Menininha (3°piso em frente a C&A) - Bahia Consciente
Alameda Luiz Gama (3°piso no corredor próximo à loja Sergio`s Calçados) - Cientistas do Futuro
Circuito Universidades - composto por palestras ligadas aos temas estratégicos de ciência, tecnologia e inovação, o circuito trará para a Bahia doutores e pesquisadores para debater os temas: Pesquisa Interdisciplinar na Bahia (Reitoria da UFBA, dia 17, às 18h30); Biotecnologia e Saúde (Auditório da Fiocruz, dia 18, às 18h30); Gestão e Engenharia do Conhecimento: Inovação do Setor Produtivo (Auditório do CIMATEC 1, dia 19, às 18h30); Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos (Auditório do PAF 3 - UFBA, dia 20, às 18h30) e Ciência Aplicada: Simulações Computacionais (Auditório da UNEB, dia 21, às 18h30).