A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, participou da cerimônia de incorporação da aeronave P-3AM Orion de patrulha marítima à Força Aérea Brasileira (FAB). Equipado com os mais modernos sensores eletrônicos, o avião é capaz de detectar, identificar e afundar submarinos em grandes profundidades e navios de guerra além do alcance visual. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (30), na Base Aérea de Salvador, onde o novo equipamento estará baseado.
Para Moema Gramacho, a FAB vem se equipando ano após ano, cumprindo o seu papel e se preparando também para demandas futuras. "Fiquei muito encantada com a tecnologia e como a Força Aérea Brasileira deu uma avançada no último ano. O avião não é só um equipamento bélico, mas servirá também para salvar vidas e proteger as nossas riquezas. É, portanto, um grande orgulho para a Bahia". O ministro da Defesa, Celso Amorim, salientou que a nova aeronave vai "ampliar muito a capacidade de defesa do país".
De acordo com o comandante da Segunda Força Aérea, brigadeiro-do-ar José Alberto Mattos, o novo equipamento vai garantir maior segurança para o transporte marítimo que representa 95% do comércio exterior brasileiro, combater crimes ambientais, além de ajudar em buscas e salvamentos. Será o principal instrumento de proteção da área petrolífera do pré-sal brasileiro.
Ao todo, a aeronave, que é versão militar do comercial Lockheed Electra II, transporta cerca de nove toneladas de armamento entre bombas, torpedos, foguetes e minas antinavio e tem autonomia de 16 horas de vôo, que equivalem a uma viagem entre Recife e Madri, sem escalas. Participaram também do evento o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e oficiais do alto comando da Força Aérea, secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, deputado federal de São Paulo José Genuino e outros parlamentares.