Um milhão de panfletos explicando aos soteropolitanos as vantagens da inclusão da Bahia no Horário de Verão, começam a ser distribuídos neste sábado (23) nas ruas de Salvador. A idéia dos dirigentes do Forum Empresarial da Bahia, responsável pela campanha, é convencer os baianos que a adesão ao horário especial não beneficia apenas a economia, mas também a rotina das pessoas.
As equipes vão se concentrar no Centro da Cidade (Lapa, avenidas Sete e Carlos Gomes), Estação Rodoviária e Iguatemi. No domingo, a panfletagem vai acontecer no Farol da Barra (durante a corrida do Farol) e na praia da Ribeira. Durante a semana, a ação vai se desenvolver em outros pontos da cidade também de grande concentração popular.
"Queremos mostrar aos baianos que o horário de verão representa um ganho para todos, que uma hora a mais de sol pode representar mais possibilidade de lazer, convívio com a família, atividade esportiva e empregos", explica o publicitário Renato tourinho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade - Bahia (Abap-Ba), integrante do Forum Empresarial da Bahia, que lidera a campanha Eu quero + uma hora no meu dia, em favor da inclusão do Estado no horário de verão.
O panfleto lista 15 benefícios que o horário de verão possibilita ao cotidiano dos baianos, não apenas em relação ao lazer e convívio familiar, mas também na proteção ao meio ambiente, saúde e até mesmo para tentar a sorte na megasena, já que o alinhamento com Brasília significa uma hora a mais para as apostas.
Uma das preocupações da campanha é desmistificar a idéia de que com o horário de verão o baiano acorda no escuro. A consulta a um dos principais sites internacionais do gênero, o timeanddate.com, revela que em 16 de julho, o nascer do sol em Salvador ocorreu às 5h57 e o por do sol às 17h23. Já em 16 de outubro, quando se inicia o horário de verão, o sol vai nascer na capital baiana às 5h8, com o poente acontecendo às 17h31m.
Além das áreas programadas para este sábado e domingo, a panfletagem vai ser realizada também no Comércio, Estação Pirajá, Joana Angélica, Mouraria, Parque da Cidade, imediações de casas de espetáculo e de concentrações de bates na Orla, Itapuã e nos estádios Pituaçu e Barradão, nos jogos do Bahia e Vitória.