O Tribunal de Justiça já iniciou os preparativos para a Semana Nacional da Conciliação que, na Bahia, acontece entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro. Uma das primeiras atividades é a criação de uma página eletrônica que reúne todas as ações promovidas pelas unidades judiciárias no Estado.
Idealizado pelo Núcleo Integrado de Conciliação, vinculado à Assessoria Especial da Presidência, o site está no ar. Basta acessar o endereço www.tj.ba.gov.br/conciliacao para ter acesso às principais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Tribunal.
No canto esquerdo superior da página, estão os links para os Juizados Especiais, núcleos de Conciliação de 1º e 2º Graus, Balcão de Justiça e Cidadania, Casa da de Justiça e Cidadania, Justiça Restaurativa e Conselho Municipal de Conciliação.
Segundo o assessor especial da Presidência, juiz Ricardo Schmitt, o site "é um canal de comunicação entre as unidades judiciárias e a coordenação do Movimento pela Conciliação", para a qual deverão ser informados os resultados das audiências.
Os cidadãos também podem interagir com o site enviando sugestões ou dúvidas pelo canal Fale Conosco; seguindo o portal pelo twitter @coppem e participando do grupo de e-mails para discutir a realização dos trabalhos.
Campanha - O lançamento do site integra as iniciativas do Tribunal de Justiça para atender à campanha "Movimento pela Conciliação", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa à divulgação e o incentivo à solução de conflitos por meio do diálogo para garantir mais celeridade e efetividade à Justiça.
Lançado em 2006, o movimento conta com a participação de tribunais de todo o país e, ano após ano, vem registrando números cada vez mais positivos.
De acordo com Pedro Vivas, da Assessoria Especial da Presidência, as partes interessadas em participar das audiências durante a Semana Nacional de Conciliação devem solicitar na unidade judiciária onde tramita o processo a inclusão na pauta.
O procedimento pode ser realizado, também, por meio de formulário eletrônico de adesão à Semana, que pode se encontrado no link "Semana Nacional de Conciliação", no site da Conciliação.
Em 2010, o CNJ contabilizou 303.479 audiências realizadas na Semana de Conciliação de 2010, em 51 dos 91 tribunais brasileiros. O atendimento alcançou um total de 702.219 pessoas.
Mais de 80% das audiências marcadas (375.416) foram realizadas, o que resultou na formalização de 140.225 acordos. Dos 10 tribunais que mais se destacaram em todo o país, a Bahia ficou no primeiro lugar em relação à quantidade de audiências realizadas com 38.462 e em número de processos acordados com 22.981.