A história da A. Linhares, a mais antiga empresa de outdoor do Brasil em atividade e também da mídia exterior na Bahia, já está sendo contada na exposição comemorativa aos 80 anos da empresa. A mostra 80 anos de Mídia Exterior na Bahia reúne 12 peças que estão distribuídas na praça de serviços do Salvador Shopping. A entrada é gratuita e a exposição pode ser conferida até o dia 14/08, no horário do funcionamento do shopping.
O diferencial da exposição é o seu formato inusitado: são painéis como réplicas de outdoors em miniaturas, no formato 2,40 metros por 0,80 metros, com altura de 1,60 metros e base de ferro semelhante a dos outdoors, com textos e fotos que ilustram a evolução da mídia exterior e sua interação com a comunidade. Como uma grande aula de história da comunicação, foram escolhidas imagens antigas e atuais do mobiliário urbano, coloridas e preto-e-branco, e de diversos pontos da cidade. Os textos ilustram a evolução da mídia exterior e sua interação com a comunidade baiana através da linha cronológica de 80 anos de atividade da A.Linhares.
A mostra apresenta o primeiro mobiliário urbano da cidade que consistiu em gradis protetores de árvores instalados na Avenida Sete; os primeiros luminosos de neon; os letreiros de grande porte que giravam instalados na balaustrada do Elevador Lacerda; os grandes painéis com movimentos de flash intermitentes implantados na cobertura do edifício Braúlio Xavier, as primeiras placas do estádio da Fonte Nova quando o estádio tinha apenas o anel inferior; as placas pintadas a mão por hábeis artistas para os refrigerantes Grapette e até os outdoors modernos com apliques e modelos ao vivo, dentre eles destaca-se o da Tiazinha com uma bailarina dançando sobre uma plataforma da placa, veiculado por um motel da cidade.
A exposição foi idealizada pela ABCMídia Comunicação e tem o apoio do Salvador Shopping, além da chancela das entidades do mercado publicitário baiano: Abap/BA, ABMP, ADVB/BA, Central de Outdoor/BA e Sinapro/BA.
Sobre a A. Linhares
Fundada em 31 de julho de 1931 pelo casal Aderbal e Yolanda Linhares, hoje administrada pelos seus filhos José e Adilson Linhares e a neta Adriana Linhares, a empresa continua sendo a maior exibidora de outdoor da Bahia, administrada pela segunda e terceira gerações da família.
Foi a segunda empresa de outdoor do país. Nascia exatamente dois anos após Amadeo Viggiani e Marta Paturam de Oliveira constituírem a Publix, em São Paulo, pioneira do outdoor no Brasil e que deixou de existir neste século.
O foco da empresa, nesse estágio inicial, era o mobiliário urbano e foi com base nessa expertise que a A. Linhares explorou gradis de árvores e ganhou a concessão para explorar vinte abrigos de bondes pelo período de 25 anos. Os abrigos da A. Linhares comercializavam pontos de venda para jornais e revistas, cigarros, sorvetes, armarinho, lanches, miudezas e também publicidade, através de placas de ferro instaladas em volta dos equipamentos e luminosos de néon na parte superior.
A partir da década de 50 a empresa passou a explorar publicidade de anúncios de neon de grande porte, instalados na balaustrada do Elevador Lacerda e também no alto dos edifícios do centro de Salvador. Tinham recursos tecnológicos avançados para a época como engrenagens rotativas, ou 48 movimentos de flash eletrônico. Junto com os anúncios de neon a empresa comercializava placas no formato do outdoor, pintadas a mão, num trabalho de produção que durava até duas semanas.
O outdoor de papel nasceu com o formato de 04 folhas que não prosperou, dando lugar aos cartazes de 08 folhas. Na década de 60 passou a veicular cartazes de 16 e 32 folhas. E na década seguinte a empresa criou a técnica de "big-hand" que nada mais era do que a produção de outdoor de papel, pintados a mão, um a um, com o objetivo de baratear custos e popularizar o veículo. Mais tarde a empresa introduziu na Bahia o aplique, o triedro, e o front-ligth.