Tecnologia

ALAGOINHAS AVANÇA NO PROGRAMA DE INCLUSÃO DOIGITAL NAS ESCOLAS

vide
| 06/08/2011 às 18:14
I Seminário de Inclusão Digital de Alagoinhas
Foto: Amilton André
Ocorreu nesta sexta-feira, 05, em Alagoinhas, o 1º Seminário de Inclusão Digital, que teve como objetivo reunir diversos segmentos da sociedade para aprofundar o debate sobre inclusão digital, além de apresentar ações conduzidas pelo Conselho Municipal de Inclusão Social no município.
 
Entre os participantes do evento estavam o secretário de Governo João Rabelo, representando o prefeito Paulo Cezar, alunos do Centro Profissional - CETEP, agentes políticos, estudiosos do assunto, sociedade civil organizada, entre outros.  

Vários temas foram abordados durante o Seminário, entre eles Banda Larga, Experiência de Telecentro, Segurança na Internet e Soft Livre, que foram abordados por diversos estudiosos do assunto pertencentes a organizações não-governamentais e instituições de ensino.

O evento foi promovido pelo Conselho em parceria com as Secretarias de Assistência Social - SEMAS, Educação - SEDUC e contou também com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, deputados estaduais e federais, empresas privadas e entidades sociais, a exemplo da União das Associações de Moradores de Alagoinhas - UAMA, União das Associações Rurais de Alagoinhas - UARA, entre outros.  

Segundo José Santos de Santana, diretor pedagógico do Conselho, o encontro foi muito proveitoso porque pode reunir vários segmentos da sociedade e mostrou que vem atuando no município fiscalizando, implantando políticas de inclusão digital, possibilitando a democratização do acesso às tecnologias da informação.

De acordo com Domingos Souza do Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM da SEDUC, que representou o Secretário de Educação, Caio Castro, a Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho voltado para a inclusão digital nas escolas da rede municipal de ensino, através de projetos educacionais a exemplo do Programa de Informática na Educação - PROINFO, que já implantou no município 38 laboratórios de informática, levando a informatização para os alunos da sede e da zona rural. "Tudo isso está sendo possível graças ao empenho dessa gestão que vem desenvolvendo um trabalho voltado para oferecer uma educação de qualidade para os alunos da rede municipal", comentou Domingos Souza.