A Morya, a mais antiga agência de propaganda de capital 100% brasileiro em atividade, está comemorando 55 anos de operações. Fundada em Salvador, em julho de 1956 por Otávio de Carvalho, então com o nome de Publivendas, a agência opera hoje em dez estados de todas as regiões do país, através de unidades próprias e de acordos operacionais com outras agências. A transição do nome de Publivendas para Morya se deu em 2004 para traduzir o momento da construção do futuro da empresa com base nos valores de consciência na comunicação.
A agência mantém hoje unidades próprias em Salvador, São Paulo, João Pessoa, Recife e Porto Alegre e está presente também, através de acordos operacionais em Fortaleza, Maceió, Natal, Goiânia e Manaus, envolvendo 333 colaboradores, 171 nos escritórios próprios. A agência atende a rede de supermercados Walmart (bandeiras Bompreço, TodoDia e Big), Kendall, Vita Raça, Coelba, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Andrade Mendonça, Construtora JHSF, Cyrella/Andrade Mendonça, Oas/Gafisa, Via Celere, Queiroz Galvão, Sartre/COC, entre outros.
Rede e Panorama Morya
A partir da presença nacional em todas as regiões do Brasil, a Rede Morya desenvolveu uma ferramenta exclusiva de conhecimento regional, o seu grande diferencial, denominada Panorama Morya que reúne dados e informações de várias praças com indicadores sócio-econômicos, oportunidades de mídia, mapa cultural e perfil de mercado, incluindo hábitos de consumo.
"O segredo da Morya é a renovação. 55 anos depois nos mantemos no topo do ranking das agências e agora com uma visão estratégica, no sentido de abranger o Brasil. Estamos em 10 mercados, mas já planejamos ampliar essa nossa presença. Nossos planos de expansão estão alinhados com as metas do Panorama Morya 2011, um estudo praça a praça, que nos permite ter uma compreensão do potencial de mercado e as oportunidades que podemos sugerir a nossos clientes", ressalta Fernando Carvalho, irmão do fundador, atual diretor-presidente da agência.
Os atuais sócios-diretores da Morya são Fernando Carvalho, Claudio Carvalho e Gustavo Queiroz.