Tecnologia

SOFTWELL CRIA SISTEMA PARA NAVEGAR NA INTERNET NOS ÔNIBUS DE SALVADOR

VIDE
| 06/06/2011 às 13:11

O tempo de entrar em um ônibus, viajar prá lá e prá cá lendo um livro, cochilar, ou simplesmente olhar para o espaço está acabando. A partir do mês de julho você poderá pegar um ônibus urbano em Salvador e navegar na internet pelo celular ou pelo laptop usando uma rede sem fio. A empresa baiana Softwell Solutions, conhecida pela ferramenta Maker - que elimina a necessidade do uso de códigos no desenvolvimento de softwares - criou um sistema de gestão de serviços de transportes sem similar no Brasil.


Empresa líder em inovação, e de olho na realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, a Softwell coloca agora suas fichas na organização do trânsito nas grandes cidades brasileiras. O projeto, que entra em fase de testes em Salvador no mês de julho, é um sistema informático que presta serviços tanto para as empresas de ônibus quanto para os usuário dos transportes coletivos.


 Além do acesso gratuito à internet, o sistema permitirá aos passageiros dos ônibus receber informações sobre, por exemplo, quanto tempo terá de esperar no ponto pelo próximo coletivo, via telefone celular. Os ônibus serão equipados com computador de bordo, rede wi-fi e televisores de LCD, sistema que dará informações sobre a rota -  incluindo os pontos turísticos da cidade para os visitantes -  e vai proporcionar entretenimento de vídeo e informações úteis aos passageiros.


Já as operadoras de transportes irão receber dados que ajudarão no gerenciamento da frota, como o fluxo de passageiros em diferentes horários em todo o trajeto dos ônibus. Além disso, o sistema rastreia o ônibus e informa imediatamente qualquer desvio de rota ou outro problema que ocorra com o veículo durante a viagem. Os ônibus ainda terão suporte para equipamentos de segurança e vigilância para ajudar a reduzir vandalismos e assaltos. Câmeras em pontos estratégicos, dentro e fora dos veículos, irão identificar bandidos, mostrar assaltos e saques em tempo real, facilitando a ação da policia.

 O sistema, chamado "Techbus", será implantado inicialmente como um piloto, em 10 veículos de duas linhas de ônibus da cidade. A partir de julho, o serviço estará disponivel para ser expandido para outras linhas de ônibus de Salvador ou de outras cidades do Brasil.