Feira de Santana está entre os mais de 20 municípios brasileiros que passam a contar com os serviços de sinalização semafórica contratados junto à empresa Tráfit Indústria e Comércio LTDA. A empresa detém carta de exclusividade de detentor das patentes emitida pela Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
A empresa, que tem registro na Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia) desde 31 de outubro 1991, já atua em cidades como Salvador (8 contratos, desde 2008), Lauro de Freitas (desde dezembro de 2007), Camaçari (desde 2009), Alagoinhas (desde 2009) e até mesmo no interior do Rio de Janeiro, a exemplo de Magé (desde 2009), e Criciúma no interior de Santa Catarina, desde 2007.
A contratação de empresa Tráfit Indústria e Comércio LTDA para prestação de serviços de sinalização semafórica, através de inexibilidade de licitação, foi solicitada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e está amparada na Lei Federal nº 8666/93, em seu artigo 25; inciso I. O contrato tem valor de R$ 3.990.796,88 e validade de 12 meses.
Esta não é a primeira vez que a empresa Tráfit Indústria e Comércio LTDA opera em Feira de Santana. Entre os anos de 2003 e 2008, a empresa foi contratada pela Prefeitura na mesma modalidade, por inexibilidade de licitação, junto à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
A justificativa para contratar a empresa à época, assim como agora, observa a inviabilidade de competição, em especial, para a aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, com comprovação feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro de comércio.
Desta vez, a aquisição dos equipamentos também levou em consideração a significativa redução dos índices de infrações de trânsito, especialmente na modalidade avanço de sinal vermelho; redução de acidentes tipo atropelo de pedestre, além do excelente desempenho dos painéis de mensagens variáveis ligados no tempo de vermelho do semáforo.
Esse modelo de semáforo permite, entre outras coisas, o monitoramento à distância, significando um melhor controle em tempo real dos eventuais defeitos dos tempos semafóricos das intercessões, o volume de tráfego e todos os outros parâmetros para o melhor desempenho de circulação de veículos e pedestres.