Tecnologia

ILHÉUS TEM NÚCLEO DE TECNOLOGIA CONTINUADA PARA FORMAÇÃO PROFESSORES

vide
| 22/05/2011 às 19:19
Momento de instalação do NTM em Ilhéus
Foto: Clodoaldo Ribeiro
 

"Hoje é um dia de muita alegria para o governo municipal e, especialmente, para o setor educacional de Ilhéus. Com este Núcleo, teremos a oportunidade de continuarmos investindo no aprimoramento do nosso corpo docente e, por via de consequência, na melhoria em geral do processo de ensino".

A declaração foi feita pelo vice-prefeito Mário Alexandre na sexta-feira (20), durante a inauguração do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), espaço voltado para a formação continuada dos profissionais de educação. A entrega do NTM também contou com a presença da secretária Lidiney Campos, dos vereadores Paulo Carqueija e Carmelita Ângela, e do coordenador da Direc-6, Edney Mendonça, além de gestores, diretores e professores.

"Este é mais um instrumento importante para continuarmos promovendo, de forma contínua, a formação dos profissionais que compõem a rede municipal de ensino. Com essa e outras ferramentas, estaremos cumprindo um dos principais objetivos do governo na área da educação: melhorar, cada vez mais, o processo de ensino/aprendizagem", enfatizou a secretária municipal de Educação, professora Lidiney Campos. Segundo ela, mesmo com todas as dificuldades, o governo Newton Lima está conseguindo cumprir algumas metas fundamentais para que a educação em Ilhéus prossiga avançando.

COMPUTADORES

Equipado com 23 computadores de última geração, o NTM funciona no 1º andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, localizado na avenida Itabuna. A principal proposta do Núcleo é beneficiar professores, supervisores, coordenadores e secretários escolares, com cursos e oficinas, que darão ênfase à utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação existentes nas unidades rurais e urbanas. Outra proposta é promover o acompanhamento pedagógico e o suporte técnico aos laboratórios de informática (espaços digitais de aprendizagem) das escolas municipais.


 De acordo com o coordenador do NTM, Ailan Jurandy, a primeira oficina será realizada na próxima segunda-feira (23), das 9 às 12 horas, beneficiando 23 professores da rede municipal, que estarão conhecendo mais sobre a "Ambientação do Linux". Visando estimular o surgimento de uma cultura digital a partir do conhecimento das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito da educação e da otimização dos espaços digitais de aprendizagem (laboratórios de informática), o NTM é fruto de parceria com o Ministério da Educação, através do ProInfo (Programa Nacional de Informática). "Em 2009, tivemos o projeto aprovado pelo MEC. Já em agosto de 2010, obtivemos a homologação do núcleo", informa o coordenador do espaço, Ailan Jurandy.

Para este ano, entre as várias possibilidades previstas pela coordenação do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), que opera com o programa Linux Educacional, destacam-se os cursos de "Integração à Educação Digital - Proinfo Integrado" e de "Informática Básica para Secretários de Escolas". Já na seara das oficinas, merecem                 menção as oficinas de "Blog Educativo", "Edição de  Vídeo" e "Ambientação do Linux".

ProInfo - O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (Ditec), em parceria com as secretarias municipais e estaduais. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que, em cada Unidade da Federação, existe uma coordenação estadual do ProInfo, cuja atribuição é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional