De acordo com Ricardo Ponce, a empresa que representa foi responsável por criar a estrutura de informação do Programa Feira Cidade Digital. "Garantimos a conexão a qualquer elemento, seja postos de saúde, escolas, prédios públicos, conjuntos habitacionais, semáforos, entre outros, por meio de rede IP", afirmou. A Alvarion é a maior fabricante mundial de equipamentos sem-fio.
Ricardo Pence observou ainda que o Governo Municipal disponibilizou computadores com internet para que todos tenham acesso à inclusão digital. "O cidadão só precisa ter atitude, porque mecanismos ele já tem", pontua.
Toda essa tecnologia despertou o interesse do comunicador uruguaio Flávio Bittencourt, que pretende levar para seu país o exemplo do programa de Feira de Santana. "Punta Del Leste tem toda uma estrutura voltada para o turismo, mas falta tecnologia, que em Feira de Santana já tem", afirma.
Para a gerente de Negócios da Microsoft, Anacarla Leal Marques, esse programa tem influência no desenvolvimento da cidade. Ela cita como exemplo, o fato do distrito de Humildes ter implantado uma Casa Lotérica porque o local passou a contar com estrutura digital. "Isso é uma evolução econômica", frisa, destacando que além de negócios a administração pública se torna mais eficiente.
Novos projetos anunciados
Informações sobre horário do transporte coletivo pelo usuário, programação de uso de medicação e controle de frequência dos alunos da rede municipal de ensino por meio do passe escolar. Estas são algumas das novas ações do Programa Feira Cidade Digital, a serem implantadas no Município.
O anúncio dos projetos foi feito pelo diretor presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, durante abertura do I Seminário Cidade Digital Aberta.
A experiência do Programa Feira Cidade Digital foi apresentada por César Orrico, que destacou a inclusão por meio da internet gratuita. "Nenhuma cidade perto dos 600 mil habitantes oferece este serviço para a população como Feira de Santana. O Município se tornou pólo de desenvolvimento tecnológico", observou.
O diretor presidente da Fundação citou o ônibus digital, que dispõe de computadores com acesso à Internet. "Com este projeto é possível também levar internet para os moradores dos distritos, muitos dos quais nunca tiveram contato com um computador", afirmou.
A importância dos serviços tecnológicos desenvolvidos na cidade foi destacada também pelo chefe de Gabinete, Milton Britto, que abriu o Seminário representando o prefeito Tarcízio Pimenta. Ele enfatizou a informatização dos postos de saúde e a oferta de internet gratuita à comunidade.