Veja
Comunicação Digital, que tem provocado uma revolução no mundo contemporâneo, inclusive nas empresas e respectivas áreas de negócios e no setor público e outras organizações, terá um amplo destaque na programação da edição 2011 do Congresso Mega Brasil de Comunicação. A curadoria do conteúdo digital do encontro está sendo feita pela Consultoria Bites e por seu diretor Manoel Fernandes, jornalista que se especializou em Comunicação Digital e é hoje uma referência nesse campo. O Congresso acontecerá de 24 a 27 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Nove das quarenta palestras temáticas programadas dentro do Congresso vão se debruçar sobre Comunicação Digital, nos seus diferentes eixos.
Planejamento de Comunicação e estratégias em redes sociais, por exemplo, será um dos temas em discussão. Marcos Aranha, diretor da OW4Y, e Bruno Zolotar, diretor de Marketing da Editora Record, vão debater sobre os melhores canais para falar com os públicos de interesse de uma organização.
As técnicas e táticas para gerenciar uma crise no mundo digital, assunto que tem consumido significativos investimentos das organizações, cada vez mais vulneráveis às ações das redes sociais, vão fazer parte da apresentação de Regina Pitoscia, que até recentemente dirigiu a Comunicação do Carrefour e hoje atua em sua própria empresa, a Equipe Resolve.
Outro assunto programado é mensuração de resultados, sempre um desafio no campo da Comunicação. Ele será abordado na apresentação de Sérgio Cavalcanti, diretor da NationSoft, e de Rosário de Pompéia, diretora de Operações da Le Fil, dentro do painel Um passo além do monitoramento: os números transformados em estratégias.
Executiva da Camargo Corrêa, Cíntia Vasconcelos vai apresentar durante o Congresso as experiências da organização na criação de uma sala de imprensa social, em contraponto à atuação junto à mídia tradicional, muito mais conhecida e com relacionamento já mapeado. No campo social, tudo é novo e são grandes as incógnitas, daí a importância de ter uma atenção especial com o tema.
E o futuro, o que nos reserva nesse campo? É o que vai mostrar o professor Marcelo Coutinho, da Fundação Getúlio Vargas, que também atua como executivo do portal Terra América Latina. Sua apresentação se debruçará sobre O próximo passo: novas redes sociais que vão impactar a comunicação nos próximos anos.
A beleza e o glamur da tecnologia não escondem, no entanto, a necessidade de uma severa governança digital, de modo a fazer com que os investimentos e avanços nessa atividade resultem em efetivos ganhos para a organização. O tema será explorado por Érika Dias, diretora da Consultoria Bites, e pelo advogado e blogueiro Marcos Alencar, no painel Governança nas redes sociais: a necessidade de definir políticas de conduta nas empresas.
O relacionamento com novos públicos no ambiente digital é o assunto que será debatido por Geraldo Magella, gerente de Comunicação da Monsanto do Brasil, e Edna Dantas, diretora do site da revista Contigo. A discussão vai girar em torno da temática A assessoria além dos jornalistas: como se comunicar com os novos públicos na internet.
Também a área pública se fará presente, numa apresentação encabeçada pelo diretor de Comunicação do Senado Federal, Fernando César Mesquita. Ele falará sobre As redes sociais e a administração pública, tendo como destaque o novo modelo de relacionamento implantado sob sua orientação no Senado.
Caberá ao curador do evento, Manoel Fernandes, diretor da Consultoria Bites, fechar as discussões de Comunicação Digital do Congresso Mega Brasil, com o estudo Os jornalistas brasileiros e as redes sociais - Estudo exclusivo Bites para o Congresso Mega Brasil.
Informações sobre o Congresso Mega Brasil de Comunicação podem ser obtidas pelo site www.megabrasil.com.br, telefone (11)5576-5600, Twitter (twitter.com/megabrasil), Blog (www.congresso3em1.blogspot.com) e Facebook (http://migre.me/3Tdkp).